Paraguai e Guatemala terão embaixada em Jerusalém
Países seguirão os passos dos Estados Unidos
Henrique Gimenes - 14/05/2018 20h38 | atualizado em 16/05/2018 12h41

Os Estados Unidos inauguraram, nesta segunda-feira (14), a embaixada do país na cidade de Jerusalém, em Israel. Com isso, os EUA se tornaram o primeiro país a escolher a cidade como sede de sua embaixada em Israel desde 2006. Outros dois países, Guatemala e Paraguai, também seguirão o mesmo caminho e irão transferir suas embaixadas para o mesmo local.
A Guatemala marcou sua transferência para esta quarta-feira (16). Segundo a Revista Veja, entre as razões para a decisão do presidente Jimmy Morales, estão as relações com os EUA, a comunidade evangélica no país e a relação amigável da Guatemala com Israel. Com a medida, o país fortalece seus laços com os Estados Unidos, agrada os evangélicos e a elite do país.
No caso do Paraguai, que planeja mudar a embaixada até o final do mês, a publicação aponta razões semelhantes. O país planeja fortalecer as relações com os israelenses, o que pode resultar em melhores parcerias comerciais e tecnológicas, assim como as relações com os Estados Unidos de Donald Trump.
Leia também1 Coreia do Norte marca data para destruir armamentos
2 Estado de Israel completa 70 anos. Relembre surgimento