Leia também:
X Fotos: Terremoto deixa ao menos 35 mortos na Indonésia

“Conhece nem o país dele”, diz Bolsonaro após fala de Macron

Presidente brasileiro voltou a disparar contra chefe de Estado francês após declaração sobre soja do Brasil

Paulo Moura - 15/01/2021 11h55 | atualizado em 15/01/2021 12h35

Presidente Jair Bolsonaro Foto: PR/Alan Santos

O presidente Jair Bolsonaro voltou a tecer duras críticas ao presidente da França, Emmanuel Macron, durante sua tradicional live, transmitida na noite de quinta-feira (14). Durante um comentário sobre uma declaração do chefe de Estado francês a respeito do desmatamento no Brasil, Bolsonaro disse que Macron não conhece nem o próprio país.

– A França produz de soja 20% do que a cidade de Sorriso produz aqui, em Mato Grosso. Fica falando besteira aí, ô, seu Macron, não conhece nem o seu país. Fica dando “pitaco” aqui, no Brasil – declarou.

Bolsonaro prosseguiu em sua fala criticando o fato de que Macron tem feito “campanha contra o Brasil”. Além disso, o presidente afirmou que a França tem mais problemas com o meio ambiente do que o Brasil e disse que daria “mudas de árvores” brasileiras para que fossem replantadas em território francês.

– Não tem que dar dinheiro a nós, não. Nós vamos dar mudas de árvores para você replantar, reflorestar aí. Quer reflorestar seu país? Estamos à disposição para colaborar nesse sentido. Nós temos muda para isso daí, pô. Agora fica o tempo todo mentindo pra nós, mentindo, pregando contra o Brasil – completou.

A subida de tom de Bolsonaro contra Macron foi motivada por uma declaração feita pelo francês na última terça-feira (12). Na ocasião, o presidente da França disse que os europeus teriam que produzir a própria soja.

– Quando os países europeus importam soja produzida em florestas destruídas no Brasil, não estão sendo coerentes – disse Macron.

Leia também1 Ministério da Agricultura rebate declarações de Macron
2 Mourão rebate críticas do líder francês: 'Macron não está bem'
3 Associação rebate Macron após ataque à soja brasileira
4 Covid-19: França estende toque de recolher para conter avanço
5 Macron coloca 100 mil policiais para reprimir festas na França

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Grupo
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.