Mourão rebate críticas do líder francês: ‘Macron não está bem’
Presidente da França disse que depender da soja brasileira é endossar desmatamento na Amazônia
Thamirys Andrade - 13/01/2021 10h50 | atualizado em 13/01/2021 12h29

O vice-presidente Hamilton Mourão (PRTB) rebateu nesta quarta-feira (13) as afirmações do presidente da França, Emmanuel Macron, sobre a produção de soja brasileira e o desmatamento da Amazônia. No idioma francês, o general disse que “o senhor Macron não está bem” e afirmou que o líder francês desconhece o processo de produção do grão no Brasil.
– Monsieur Macron ne pas bien! Monsieur Macron desconhece a produção de soja no Brasil. Nossa produção de soja é feita no sul do país; na Amazônia, [ela] é ínfima. Por outro lado, a nossa capacidade de produção é imbatível. Nossa competição nesse ramo está muito acima dos concorrentes – afirmou.
Mourão disse ainda que o Brasil tem menos de 8% de território voltado para a agricultura, enquanto a França possui 60%.
– Então, eu acho que ele, nada mais e nada menos, externou interesses protecionistas dos agricultores franceses, e isso faz parte do jogo político. Ele não tem condições de competir com a gente. É a mesma coisa em outros aspectos [em que] a indústria francesa era melhor. Agora, no aspecto da produção agrícola, nós damos de 10 a 0 neles – completou.
As falas são uma resposta ao tweet do presidente francês, publicado na última terça-feira (12), no qual ele defendeu que os europeus cultivassem a própria soja e não a importassem do Brasil, para não incentivar o desmatamento amazônico.
– Continuar a depender da soja brasileira é endossar o desmatamento na Amazônia. Somos coerentes com nossas ambições ecológicas. Vamos lutar para produzir soja na Europa – escreveu o presidente francês.
Continuer à dépendre du soja brésilien, ce serait cautionner la déforestation de l'Amazonie.
Nous sommes cohérents avec nos ambitions écologiques, nous nous battons pour produire du soja en Europe ! pic.twitter.com/CORHnlIp8E— Emmanuel Macron (@EmmanuelMacron) January 12, 2021
Leia também1 Associação rebate Macron após ataque à soja brasileira
2 EUA executam Lisa Montgomery após decisão da Suprema Corte
3 EUA exigirão teste negativo de Covid de estrangeiros
4 EUA: Joe Biden diz não ter medo de jurar cargo ao ar livre
5 Apoiadores de Trump marcam protestos para a posse de Biden