Leia também:
X Zambelli sobre fogo em igrejas no Chile: ‘Não é só Cristofobia’

Quatro alunos estão entre os 15 detidos por professor decapitado

Segundo fontes de jornal francês, um ou mais estudantes deram ao terrorista a identidade da vítima em troca de dinheiro

Pleno.News - 19/10/2020 16h22

Professor foi decapitado por mostrar caricaturas de Maomé aos alunos Foto: EFE/EPA/Yoan Valat

Fontes da Promotoria Nacional Antiterrorismo da França informaram que 15 pessoas foram detidas desde a sexta-feira (16), devido ao assassinato do professor francês Samuel Paty, nos arredores de Paris. Entre os novos detidos estão quatro estudantes, além de um quinto que já foi libertado.

Segundo fontes da investigação citadas pelo jornal Le Monde, um ou mais estudantes deram ao terrorista Abdoullakh Anzorov a identidade do professor em troca de centenas de euros.

Também foi detida outra pessoa já ligada a movimentos terroristas que se apresentou voluntariamente aos investigadores por ter estado em contato com o agressor antes dos fatos.

Além dessas pessoas, outras dez continuam detidas desde sexta-feira, principalmente parentes do assassino, como os pais, o avô e um irmão mais novo, que foram presos na cidade de Évreux, a cerca de 80 quilômetros de onde ocorreu o ataque.

Outro detido é o pai de um aluno de Paty que iniciou em redes sociais uma campanha contra o professor por ter mostrado, em uma aula sobre liberdade de expressão, caricaturas de Maomé e um pregador islâmico, Abdelhakim Sefraoui, que estava em contato com esse homem.

O presidente da França, Emmanuel Macron, se reuniu nesta segunda-feira (19) com a família de Paty, a quem será dedicada uma homenagem nacional na tarde de quarta-feira.

O ministro do Interior, Gérald Darmanin, anunciou que as operações policiais contra dezenas de indivíduos do movimento islâmico continuarão nos próximos dias e que as associações com atividades suspeitas, descritas pelo governo como “inimigos da República”, serão dissolvidas.

O primeiro-ministro, Jean Castex, indicou que haverá outras medidas para combater a disseminação de mensagens de ódio na internet e também para reforçar a vigilância e o controle dos serviços de inteligência nas redes sociais.

*Com informações da Agência EFE

Leia também1 Nove são presos por morte de professor decapitado na França
2 Macron se pronuncia sobre caso de professor decapitado
3 Professor é decapitado após mostrar caricaturas de Maomé
4 Duas igrejas são incendiadas em protestos esquerdistas no Chile
5 Presidente do Peru é acusado de receber R$ 2 milhões em propina

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.