Leia também:
X Governo dos EUA anuncia novas sanções contra o Irã

Estados Unidos descartam retirada de tropas do Iraque

Mike Pompeo voltou a falar da manutenção dos militares no país do Oriente Médio

Pleno.News - 10/01/2020 14h42

Mike Pompeo fala da manutenção das tropas dos EUA no Iraque Foto: EFE/EPA/Alex Wroblewski

Os Estados Unidos reiteraram nesta sexta-feira (10) que não cogitam a retirada de suas tropas do Iraque e disseram que se trata de uma medida importante para o Oriente Médio, em resposta às críticas do país árabe.

– Os Estados Unidos são uma força para o bem no Oriente Médio. Neste momento, qualquer delegação enviada ao Iraque se dedicaria a discutir a melhor forma de se comprometer novamente com nossa aliança estratégica, não para discutir a retirada das tropas, mas sim nossa posição correta e apropriada no Oriente Médio – disse o secretário de Estado americano, Mike Pompeo.

O chefe da diplomacia dos EUA também disse que se reunirá hoje em Washington com uma delegação da Otan para discutir o papel crescente da aliança no Iraque, onde os americanos têm entre 5 mil e 6 mil militares.

– Tem de haver uma conversa entre os governos americano e iraquiano não só sobre segurança, mas também sobre a nossa colaboração financeira, económica e diplomática. Queremos ser amigos e parceiros de um Iraque soberano, próspero e estável – disse.

O chefe da diplomacia americana respondeu dessa forma ao primeiro-ministro iraquiano, Adel Abdelmahdi, que denunciou a entrada das tropas americanas no Iraque e a fuga de drones sem permissão de Bagdá, em meio a convocações para a retirada das forças.

No último domingo (5), o Legislativo iraquiano aprovou uma moção solicitando ao Executivo que ponha fim à presença de qualquer força estrangeira no Iraque e anule o pedido de ajuda da coalizão internacional, liderada pelos EUA, para lutar contra o Estado Islâmico.

*Agência EFE

Leia também1 Governo dos EUA anuncia novas sanções contra o Irã
2 EUA vão investigar queda de avião após Irã 'mudar de ideia'
3 Netanyahu promete resposta caso Irã ataque Israel

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.