Leia também:
X Rio apura suspeita de infecção em paciente que veio da África do Sul

1º caso de Covid pela variante Ômicron é registrado nos EUA

A variante já foi encontrada em 24 países

Pierre Borges - 01/12/2021 17h18 | atualizado em 01/12/2021 17h28

Cepa foi descoberta há uma semana, na África do Sul Foto: Pixabay

Os Estados Unidos descobriram nesta quarta-feira (1º) o primeiro caso de Covid-19 em seu território causado pela variante Ômicron do novo coronavírus. A informação foi divulgada pelo Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) do país.

A nova cepa, descoberta na última semana, na África do Sul, já foi confirmada em pelo menos 24 países, inclusive no Brasil. Nos EUA, o caso foi confirmado em um paciente da Califórnia, que está cumprindo isolamento.

De acordo com Anthony Fauci, conselheiro da força-tarefa da Casa Branca no combate à pandemia, o paciente infectado pela Ômicron recebeu duas doses de vacina contra a Covid-19 e apresenta sintomas leves.

A descoberta da variante veio em consonância a um aumento de casos de Covid-19 na África do Sul, o que pode indicar que a Ômicron é mais transmissível do que a Delta. Contudo, não é possível relacionar o aumento de casos no país com a baixa eficácia das vacinas, uma vez que apenas 25% da população sul-africana está completamente vacinada.

A proteína Spike também é o principal alvo das vacinas desenvolvidas até o momento. No entanto, ainda é necessária a realização de estudos para saber a eficácia das vacinas disponíveis atualmente contra a nova cepa.

De acordo com OMS, a variante é preocupante porque possui 50 mutações, sendo 32 na proteína Spike, principal ferramenta utilizada pelo vírus para penetrar nas células humanas.

Leia também1 Terceira via poderá ter 'prévias' para escolher candidato único
2 Por chapa Lula-Alckmin, PSB quer apoio do PT a Márcio França
3 Rio apura suspeita de infecção em paciente que veio da África do Sul
4 Em cerimônia, Putin convida Jair Bolsonaro para ir à Rússia
5 Malafaia diz que Alcolumbre faz “jogo sujo” contra Mendonça

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.