Homem que teria tomado 217 vacinas contra Covid é estudado
Resultados apontaram que ele não teria registrado nenhum efeito colateral perceptível
Paulo Moura - 05/03/2024 15h24 | atualizado em 05/03/2024 17h18
Um homem, de 62 anos, que afirma ter tomado 217 doses de vacinas contra a Covid-19 – das quais 134 foram registradas oficialmente – foi examinado por pesquisadores da Universidade de Erlangen-Nuremberg (FAU), na Alemanha. Os resultados sobre a saúde do hipervacinado foram publicados nesta segunda-feira (4) na revista científica Lancet Infectious Diseases.
De acordo com a universidade, o homem alegou motivos particulares como justificativa para ter tomado o enorme número de doses contra a Covid-19. O paciente recebeu um total de oito imunizantes diferentes, incluindo as vacinas de mRNA disponíveis, em um intervalo de dois anos e cinco meses.
Segundo a FAU, ainda não estava claro quais eram os efeitos que uma hipervacinação poderia ter no sistema imunológico; mas, após a pesquisa, os cientistas constataram que o sistema imune do paciente estava totalmente funcional. Além disso, o estudo constatou que certas células e anticorpos contra o vírus SARS-CoV-2 estavam presentes em concentrações mais elevadas que o normal.
Testes realizados na pesquisa apontaram ainda que nenhum efeito colateral perceptível foi desencadeado no paciente apesar da hipervacinação, mas os estudiosos fizeram questão de ressaltar que esse foi um caso individual e que, por essa razão, os resultados não eram suficientes para tirar conclusões de longo alcance e muito menos regras para o público em geral.
Leia também1 RJ: Ex-sniper do Bope, que salvou refém há 15 anos, é baleado
2 No Parlamento, ex-refém do Hamas exibe áudio do sequestro
3 Facebook e Instagram têm falhas globais e ficam fora do ar
4 Em discurso, Lula afirma que Jair Bolsonaro "sabe que vai ser preso"
5 Jeff Bezos ultrapassa Elon Musk como o mais rico do mundo