Leia também:
X Pr. Lucas faz 23 anos de carreira como compositor de sucessos

Papa Francisco se diz comovido por expressões de solidariedade

Pontífice está internado no hospital Policlínico Gemelli, em Roma

Pleno.News - 30/03/2023 09h27 | atualizado em 30/03/2023 13h32

Papa Francisco Foto: EFE/EPA/Alessandro Di Meo

Nesta quinta-feira (30), o papa Francisco, que está internado no hospital Policlínico Gemelli, em Roma, com uma infecção respiratória, disse estar “comovido” com as inúmeras manifestações de solidariedade que recebeu desde sua internação na quarta (29).

– Estou comovido com as muitas mensagens recebidas nestas horas e expresso a todos a minha gratidão pela proximidade e oração – escreveu o pontífice.

A declaração de Francisco, de 86 anos, consta em um tuíte de sua conta oficial. A mensagem reiterou o que o Vaticano já havia declarado na quarta-feira.

O porta-voz da Santa Sé, Matteo Bruni, assegurou que o estado de saúde de Francisco “melhora progressivamente” e o pontífice continua seguindo o tratamento indicado.

Segundo Bruni, o papa descansou “bem” durante a noite e na manhã desta quinta, depois de tomar café, leu alguns jornais e “retomou o trabalho” no quarto do hospital onde está internado desde ontem. Antes do almoço, também foi à capela do quarto para rezar e assistir à missa.

O pontífice “sofre de uma infecção respiratória que exigirá alguns dias de tratamento médico hospitalar adequado”, afirmou a assessoria de imprensa do Vaticano horas depois de Francisco ser hospitalizado na tarde de quarta-feira.

– Nos últimos dias, o papa Francisco vinha sofrendo de algumas dificuldades respiratórias e esta tarde foi ao Policlínico A. Gemelli para controles médicos – explicou a assessoria, especificando que não se trata de uma infecção por Covid-19.

Segundo a imprensa, Francisco fez uma tomografia computadorizada de tórax e outros exames, que descartaram pneumonia, e seu estado de saúde não é preocupante após os resultados.

Esses problemas de saúde ocorrem a apenas três dias do Domingo de Ramos, que inicia os ritos da Semana Santa, e ainda não está claro se e como o papa poderá participar deles.

Por enquanto, a agenda desta quinta e de sexta-feira (31) foi cancelada.

Sua hospitalização causou surpresa já que o Vaticano anunciou inicialmente que o pontífice tinha sido internado “para controles previamente agendados”, sem citar qualquer motivo, e o papa tinha marcada uma entrevista naquela mesma tarde a um programa da emissora de televisão pública RAI que teve de ser cancelada.

Será necessário ver como evolui o seu estado no hospital, onde é acompanhado pelo seu enfermeiro pessoal, Massimiliano Strappetti, segundo os meios de comunicação, para saber se poderá participar nos muitos eventos da Semana Santa em que sua presença está programada.

– O papa Francisco está comovido com as muitas mensagens recebidas e expressa sua gratidão pela proximidade e oração – disse, nesta quinta, o Vaticano em seu comunicado.

É a segunda vez que Francisco dá entrada neste hospital romano, depois de ter sido submetido ali a uma cirurgia no cólon em 4 de julho de 2021, e ter permanecido internado durante dez dias.

Desde então, o papa só vinha sofrendo com um problema no joelho direito que o obriga a andar com uma bengala ou em cadeira de rodas e garantiu em várias ocasiões que não quer ser operado.

*EFE

Leia também1 Papa tem infecção respiratória e permanecerá internado por dias
2 Papa Francisco é internado em hospital de Roma, diz Vaticano
3 Nicarágua irá romper relações diplomáticas com o Vaticano
4 Papa diz que ideologia de gênero é "colonização ideológica"
5 Papa afirma que Nicarágua é uma ditadura grosseira

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.