Leia também:
X Papa diz que ideologia de gênero é “colonização ideológica”

Nicarágua irá romper relações diplomáticas com o Vaticano

Decisão se dá após fala do papa Francisco que chamou o regime do país de "ditadura grosseira"

Leiliane Lopes - 12/03/2023 21h18 | atualizado em 13/03/2023 17h38

Ditador Daniel Ortega Foto: EFE/Jorge Torres

Neste domingo (12), o governo de Daniel Ortega, ditador da Nicarágua, anunciou que irá romper as relações diplomáticas com o Vaticano. A embaixada nicaraguense localizada no sede administrativa da Igreja Católica será fechada, inclusive.

A decisão do governo de esquerda se dá após o papa Francisco classificar a gestão de Ortega como “uma ditadura grosseira”.

O ditador tem perseguido representantes católicos no país, fechando rádios, prendendo padres e bispos e expulsando freiras do país.

– Diante das informações divulgadas por fontes aparentemente ligadas à Igreja Católica, o Governo de Reconciliação e Unidade Nacional de nossa Nicarágua (…) afirma que foi considerada a suspensão das relações diplomáticas entre o Estado do Vaticano e a República da Nicarágua – informou o Ministério das Relações Exteriores por meio de um comunicado.

PAPA CONDENOU PRISÃO DE BISPO
Em entrevista recente, o papa Francisco disse que há “um desequilíbrio de quem governa” a Nicarágua e defendeu o bispo Rolando Álvarez, condenado em fevereiro a 26 anos de prisão por não querer deixar o país após determinação do governo de Ortega.

– Ali temos um bispo na prisão, um homem muito sério, muito capaz. Ele quis dar seu testemunho e não aceitou o exílio (…). É algo que está fora da realidade que estamos vivendo, é como se estivesse trazendo de volta a ditadura comunista de 1917 ou a ditadura hitlerista de 1935 (…). É um tipo de ditadura grosseira – disse o papa.

Leia também1 Papa diz que ideologia de gênero é "colonização ideológica"
2 Brasileiros tiraram R$ 11 bilhões da poupança em fevereiro
3 CGU: Rosemary, amiga de Lula, não pode ocupar cargo público
4 E a transparência? 8 ministérios de Lula ainda não têm site oficial
5 Russell Brand conta que a fé o fez vencer o vício em drogas

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.