Leia também:
X Programa do 2º mandato é igual, só que aprofundado, diz Guedes

Produção de motos tem melhor março dos últimos dez anos

Um total de 136,4 mil motocicletas foram fabricadas no mês, um crescimento de 8,4% na comparação com o mesmo período em 2021

Pleno.News - 12/04/2022 15h02 | atualizado em 12/04/2022 15h30

Fabricação de motos em Manaus Foto: Reprodução/YouTube Motorede

Sem sofrer com a falta de peças na mesma intensidade das montadoras de carros, a indústria de motos teve, no mês passado, o melhor março em produção em uma década. No total, 136,4 mil motocicletas foram fabricadas, um crescimento de 8,4% frente o volume de março de 2021. Desde 2012, com 179,5 mil motos montadas no terceiro mês, não se via um março com volume tão alto.

Divulgados nesta terça-feira (12) pela Abraciclo, a associação que representa os fabricantes de motos, os números confirmam que a oferta dos veículos de duas rodas segue em trilha de recuperação após as restrições de produção, decorrentes da segunda onda da pandemia, no início do ano passado.

Contra fevereiro, a produção subiu 27,4%, garantindo disponibilidade de produtos que, numa situação incomum, permitiu às vendas de motos (110 mil unidades no varejo) superar no mês passado as de carros de passeio (108,3 mil unidades), onde a produção segue comprometida pela irregularidade no fornecimento de peças, principalmente componentes eletrônicos.

Durante a apresentação do balanço à imprensa, o presidente da Abraciclo, Marcos Fermanian, comentou que as montadoras de motos têm capacidade de acelerar a produção se a demanda surpreender nos próximos meses.

– De forma geral, pequenas questões ligadas ao abastecimento sempre estão presentes em nossa indústria. Mas não temos questão muito específica como tem a indústria de automóveis, que vem se queixando da falta de componentes eletrônicos. Em nosso caso, esta não é uma questão preponderante – disse o executivo.

No primeiro trimestre, 327,1 mil motos foram produzidas, 37,8% acima do número dos três primeiros meses de 2021. Para este ano, a Abraciclo manteve a previsão de produção de 1,29 milhão de motos. O volume projetado, além de representar uma alta de 7,9% em relação a 2021, supera em 16,4% o total fabricado em 2019, quando os resultados não eram afetados pela pandemia.

*AE

Leia também1 Lula diz que voltará "mais calmo" e "com mais experiência"
2 Saiba quem é Lucia Maggi, a mulher mais rica do Brasil
3 Arthur do Val avisa que se for cassado, "vai cair atirando"
4 Palestinos depredam Túmulo de José e elevam tensão com Israel
5 Barroso sugere que Bolsonaro é o 'inimigo' contra 'poderes do bem'

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.