Leia também:
X Felipe Moura Brasil deixa CNN e fala em retaliação; entenda

Após reunião, MST promete desocupar área da Embrapa

Coordenador nacional do movimento também negocia desocupação no Espírito Santo

Pleno.News - 20/04/2023 22h40 | atualizado em 24/04/2023 16h15

Bandeira do MST Foto: Marcello Casal Jr/Agencia Brasil

Após encontro com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, o coordenador nacional do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), João Paulo Rodrigues, disse que a área da Embrapa tomada em Petrolina (PE) será desocupada quando for encontrado outro lugar para abrigar as 800 famílias que estão no local. A reunião aconteceu nesta quinta-feira (20), em São Paulo.

A desocupação da área da Embrapa foi pedida por Haddad, segundo o líder do MST. Ele disse que também está em negociação com o governo do Espírito Santo para desocupar fazendas da Suzano em Aracruz.

Durante a reunião com Haddad no gabinete do ministério em São Paulo, o MST, segundo seu coordenador, levou três reivindicações da campanha Abril Vermelho: aumento dos recursos do Incra para compra de terras da reforma agrária; uma política de crédito especial para financiar a agricultura familiar; e a inclusão da reforma agrária na agenda de desenvolvimento – tirando o tema da “agenda do conflito”, contou Rodrigues.

Conforme relato do coordenador do MST, Haddad se comprometeu a criar um grupo de trabalho para tratar da situação de terras de devedores da União, e outro para os juros da agricultura familiar. Em entrevista a jornalistas após o encontro, Rodrigues sustentou que, mesmo nos governos anteriores do PT, os assentamentos só saíram quando houve ocupações.

Ele enfatizou a legitimidade da ocupação, comparando a tomada de terras a greves realizadas por sindicatos.

– O MST quer defender o direito de fazer luta. A ocupação de latifúndio improdutivo equivale, para nós, a uma greve realizada por sindicato – disse o líder do movimento dos sem-terra.

Rodrigues acrescentou ainda que a Constituição, assim como prevê o direito à propriedade, permite o direito de luta dos trabalhadores.

– Enquanto houver latifúndio improdutivo, haverá a luta por reforma agrária – concluiu.

Rodrigues atendeu jornalistas quando estava deixando o prédio na avenida Paulista onde fica o gabinete do ministério da Fazenda.

*AE

Leia também1 Mercado imobiliário: Corretor dá dicas de como investir nos EUA
2 Após reunião com MST, Haddad não fala com a imprensa
3 Desmatamento na Amazônia tem 2º pior trimestre desde 2008
4 Haddad: Shein deve nacionalizar 85% das vendas no Brasil

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.