Leia também:
X Joesley e ex-procurador viram réus por corrupção

Temer assina decreto que cria cota racial para estagiários

Empresas públicas poderão adotar o critério e destinar 30% das vagas para jovens negros

Henrique Gimenes - 28/06/2018 15h29 | atualizado em 28/06/2018 18h05

O presidente Michel Temer durante a assinatura do decreto Foto: Cesar Itiberê/PR

Nesta quinta-feira (28), o presidente Michel Temer assinou um decreto estabelecendo a criação de uma cota racial para estagiários e aprendizes na administração pública. O documento será publicado no Diário Oficial da União (DOU) desta sexta-feira (29) e determina que 30% das vagas devem ser destinadas a jovens negros.

A intenção, de acordo com o Ministério dos Direitos Humanos, é aplicar a mudança na administração pública, autarquias, fundações públicas e ainda nas sociedades de economia mista cujo controle é da União. Para o presidente Michel Temer, o documento visa dar mais oportunidades a uma população que enfrenta um histórico de exclusão.

– Isso é um documento histórico de inclusão social. Nós estamos dando mais oportunidades a uma população que enfrenta histórico de exclusão e que é vítima das mais diferentes formas – destacou.

O secretário nacional de Igualdade Racial, Juvenal Araújo, explicou que a medida é facultativa para as empresas públicas, então elas não são obrigadas a adotar o percentual.

– Todos os órgãos do governo federal com certeza farão essa adesão. Hoje, tivemos a Petrobras, o Banco do Nordeste, a Caixa e o Banco do Brasil. O direcionamento é para que todos façam – ressaltou.

Leia também1 Desaprovação ao governo de Michel Temer chega a 79%
2 Vice-presidente dos EUA visita venezuelanos em Manaus

Siga-nos nas nossas redes!
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.