Leia também:
X “Superpedido de impeachment não pode ser banalizado”

Vendedor mostra áudio e diz que Miranda tentou negociar vacinas

Material causou confusão na CPI da Covid e será periciado

Pleno.News - 01/07/2021 12h46 | atualizado em 01/07/2021 13h34

Luiz Paulo Dominguetti Pereira confirmou à Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid-19
Luiz Paulo Dominguetti Pereira na CPI da Covid-19 Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado

Em áudio atribuído ao deputado Luis Miranda (DEM-DF), o parlamentar teria tentado negociar a compra de vacinas com a empresa com Davati Medical Supply.

Esse áudio foi veiculado pelo policial militar Luiz Paulo Dominguetti Pereira durante depoimento na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid. Dominguetti afirmou ter recebido pedido de propina do ex-diretor de Logística em Saúde, Roberto Ferreira Dias, exonerado na quarta-feira (30) do cargo.

O deputado Luis Miranda se tornou pivô na CPI após ter dito que alertou o presidente Jair Bolsonaro sobre um suposto esquema de corrupção na compra da vacina indiana da Covaxin. Dominguetti, por sua vez, apresentou-se como vendedor de 400 milhões de doses da vacina AstraZeneca pela Davati.

No áudio, que, para os senadores, não ficou totalmente claro e que precisa ser periciado, Luis Miranda teria dito que tinha um comprador para aquisição espontânea de doses.

– Se o produto estiver no chão e meu nome “Luis Miranda, tenho aqui o produto e tal”, o meu comprador entende que é fato, ok, e encaminha toda a documentação necessária, amarra, faz as travas, faz os contratos todos, e bola para frente – diz a voz no áudio exibido na CPI nesta quinta-feira (1°).

De acordo com Dominguetti, a gravação teria sido enviada ao representante oficial da Davati no Brasil, Cristiano Alberto Carvalho. O depoente informou que recebeu o áudio após o depoimento de Luis Miranda na CPI, na semana passada.

CONFUSÃO
O áudio provocou controvérsia na CPI. Os senadores suspeitam de uma tentativa do governo do presidente Jair Bolsonaro de tentar “virar o jogo” na investigação.

– Não venha achar que aqui todo mundo é otário, nem pateta. Veja bem qual é seu papel aqui. Do nada surge um áudio do deputado Luis Miranda. Chapéu de otário é marreta, irmão – afirmou o presidente da CPI, Omar Aziz (PSD-BA).

O deputado foi convocado para prestar um novo depoimento, inicialmente secreto, na próxima terça-feira (6). Aziz, porém, anunciou que a audiência será pública.

*AE

Leia também1 Em áudio vazado, Aziz ameaça Marcos Rogério: 'quebrar ele todinho'
2 Weber envia à PGR pedido de investigação contra Bolsonaro
3 Flávio diz que Bolsonaro 'não quer dar visibilidade' a Miranda
4 Bolsonaro critica "articulação" no STF contra o voto impresso
5 Lira diz que não analisará agora "superpedido" de impeachment

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.