Leia também:
X Bolsonaro divulga lista de 22 compromissos pelo Brasil

Moraes estimula eleitores a irem a urnas: Voto é sagrado, inviolável e individual

Presidente do TSE fez pronunciamento neste sábado

Pleno.News - 29/10/2022 21h42 | atualizado em 30/10/2022 15h39

Ministro Alexandre de Moraes, presidente do TSE Foto: Reprodução/Print de vídeo YouTube TSE

Durante pronunciamento em rede nacional de rádio e TV, neste sábado (29), o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Alexandre de Moraes, estimulou os eleitores a irem às urnas no domingo (30) “com tranquilidade, consciência e liberdade”. Ele falou ainda sobre aprimoramentos realizados para reduzir as filas que marcaram o primeiro turno da votação.

– A Justiça Eleitoral reforçou o treinamento e os procedimentos para que as filas que aconteceram em algumas seções eleitorais no primeiro turno não se repitam – disse.

Em sua fala, de quatro minutos e 42 segundos, o ministro destacou que “assédio eleitoral é crime” e estimulou que os eleitores denunciem, “inclusive, se praticado pelo empregador em relação ao empregado”.

– Não permita nenhum tipo de coação, ameaça ou oferecimento de benefícios para constranger sua liberdade de votar. Denuncie o assédio eleitoral e vote com tranquilidade, consciência e liberdade – declarou.

A “liberdade de escolha” foi ressalvada por Moraes, que definiu o momento de digitar o voto na urna como “sagrado, inviolável e individual”, e disse que, “por isso continuarão não sendo permitidos celulares nas cabines eleitorais”.

Como vem fazendo nas últimas semanas, o ministro voltou a exaltar a baixa abstenção no primeiro turno, o que demonstra “interesse e consciência na escolha dos representantes”, destacando que 123 milhões de pessoas compareceram para votar com “sabedoria e maturidade democrática”. Ele também convocou os 156 milhões de eleitores a reduzirem ainda mais essa margem neste segundo turno, frisando que, quem não votou em 2 de outubro pode fazê-lo normalmente neste domingo.

– Amanhã, o Brasil dará mais um importante e decisivo passo em nossa caminhada de desenvolvimento e progresso, garantindo o fortalecimento democrático e a estabilidade republicana. Mais de 156 milhões de eleitoras e eleitores irão decidir, definitivamente, em segundo turno, quem governará o País pelos próximos 4 anos – disse.

Moraes falou ainda sobre a gratuidade do transporte público e gratuito. O TSE aprovou resolução que permite às prefeituras ofertarem transporte público sem incorrerem no risco de desrespeitarem a Lei de Responsabilidade Fiscal. A norma vedou a redução do serviço público amanhã do que é habitualmente oferecido, sob risco de incorrer em crime eleitoral. Também permite que gestores criem linhas especiais para regiões mais distantes.

*AE

Leia também1 Bolsonaro divulga lista de 22 compromissos pelo Brasil
2 Ipec: Tarcísio tem 52% e Haddad, 48% dos votos válidos
3 Veja divulga pesquisa não autorizada pelo TSE e apaga
4 Jair Bolsonaro promete salário mínimo de R$ 1.400 em 2023
5 Chamado de "golpista", Temer afirma que Lula perderá votos

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.