Leia também:
X Deputada diz que cacique está na Papuda e terá audiência hoje

Lira: “Repudio veementemente desordem e violência”

Presidente da Câmara se manifestou sobre caos instaurado em Brasília na noite desta segunda

Pleno.News - 13/12/2022 10h41 | atualizado em 13/12/2022 11h10

Arthur Lira, presidente da Câmara dos Deputados Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Após atos de vandalismo na noite desta segunda-feira (12), em Brasília, o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), afirmou, na manhã desta terça (13), que repudia “veementemente” a desordem, a violência e o risco à integridade física ou de patrimônio público e privado. O deputado também fez um apelo no Twitter para que o governo do Distrito Federal redobre a segurança.

– As manifestações fazem parte da democracia. A capital federal recebeu cidadãos de todo o Brasil que, há mais de um mês, vem se expressando de maneira ordeira. Repudio veementemente a desordem, a violência e o risco à integridade física ou de patrimônio público e privado – escreveu Lira na rede social.

– Deixo meu apelo para o governo do Distrito Federal redobrar os cuidados com a segurança. Nossa tradição democrática passa pela ordem e pela paz – completou o presidente da Câmara.

Na noite desta segunda, grupos tocaram fogo em carros e ônibus após o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinar a prisão temporária do líder indígena José Acácio Serere Xavante.

Ainda não se sabe quem são as pessoas por trás dos atos criminosos. Enquanto alguns acreditam que os atos acontecem em retaliação à prisão do cacique Serere Xavante; apoiadores do presidente afirmam que o caos está sendo instaurado por infiltrados do PT e do MST se passando por apoiadores do presidente Bolsonaro.

Os atos ocorreram no mesmo dia em que o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva e o vice-presidente eleito Geraldo Alckmin foram diplomados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

*AE

Leia também1 Fotos: Brasília vive noite de caos com fogo em carros e ônibus
2 Figueiredo: “Moraes resolveu apagar fogo com gasolina”
3 Torres afirma que momento é “delicado e exige bom senso”
4 Helicóptero pousou em hotel de Lula, mas petista ficou no local
5 Alvorada: Bolsonaro acena para apoiadores e abraça crianças

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.