Leia também:
X Comício de Lula teve cerca de 10 mil pessoas; PT esperava 100 mil

Ex-mulher aciona Justiça para impedir candidatura de Lira

Jullyene sustenta que o ex-marido não pode concorrer devido à Lei da Ficha Limpa

Gabriel Mansur - 21/08/2022 21h42 | atualizado em 22/08/2022 12h25

Presidente da Câmara, Arthur Lira Foto: Câmara dos Deputados/Paulo Sérgio

Candidata a deputada federal pelo MDB de Alagoas, Jullyene Cristine Lins Rocha, ex-esposa do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), pediu à Justiça Eleitoral para impedir que o parlamentar concorra a um novo mandato nestas eleições. A informação foi revelada pelo blog da Malu Gaspar, do jornal O Globo.

Jullyene sustenta que o ex-marido não pode concorrer no pleito deste ano por estar impedido pela Lei da Ficha Limpa, após ter sido condenado pelo Tribunal de Justiça de Alagoas por enriquecimento ilícito e lesão ao patrimônio público, quando era deputado estadual. Lira foi candidato em 2018 com liminar obtida na Justiça.

– Para o Tribunal, ficou suficientemente comprovado o dolo, a vontade deliberada e inegável de praticar tal ato de improbidade administrativa, que resultou, indubitavelmente, em danos ao erário estadual, à moral da sociedade, bem como em enriquecimento ilícito, dado que, através da obtenção dos referidos empréstimos pessoais, o requerido se apropriou de recursos do erário – diz o documento.

A ex-mulher lembra na petição que Lira foi condenado com base na existência de contratos bancários privados que eram garantidos com cheques pertencentes à Assembleia Legislativa de Alagoas.

– Comprovou-se que parcelas dos empréstimos foram pagas, em várias situações, com os valores recebidos pelo requerido a título de verba de gabinete – alega a petição.

Endereçado ao Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE-AL), a defesa da candidata solicita que seja indeferido o pedido de registro de candidatura de Lira.

Sustenta ainda que o Superior Tribunal de Justiça (STJ) seja acionado para decidir sobre a manutenção (ou não) do efeito suspensivo, concedido pelo TJ-AL, ao recurso especial apresentado pelo parlamentar.

Em 2019, Jullyene concedeu uma entrevista a Veja, na qual acusou Lira de acumular fortuna com propina, quando era deputado estadual. Ela foi casada com o parlamentar entre 1997 e 2007. Os filhos de Arthur Lira saíram em defesa do pai e acusaram Jullyene de tentativa de extorsão.

LIRA REBATE
Em nota, o presidente da Câmara considerou a atitude como “ataques pessoais de forma falsa, expondo a mim inverdades e aos meus filhos”. De acordo com ele, seria uma ação de adversários políticos na base eleitoral dele.

– Todos sabem que esta é mais uma ação articulada por adversários políticos em Alagoas, que buscam utilizar desse jogo sujo para tentar desestabilizar uma candidatura respeitada e que a cada eleição cresce na preferência popular – concluiu.

Leia também1 Comício de Lula teve cerca de 10 mil pessoas; PT esperava 100 mil
2 Lewandowski valida 2 registros de candidatura à Presidência
3 Lira: "Nenhuma economia forte do planeta tem teto de gastos"
4 Lira: "Questionar urnas não faz bem ao presidente Bolsonaro"
5 Toffoli, Pacheco, Lira e Nogueira defendem regulação de redes

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.