Leia também:
X Em 5 meses, Lula supera Temer e Bolsonaro no uso de helicóptero

Em café com Lula, Lira teria pedido a demissão de Rui Costa

Declarações do ministro da Casa Civil sobre Brasília geraram descontentamento na ala política

Monique Mello - 07/06/2023 17h06 | atualizado em 07/06/2023 18h11

Lula e Arthur Lira Foto: EFE / André Borges

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), saiu em crítica ao ministro da Casa Civil, Rui Costa, durante o café da manhã com o presidente Lula nesta segunda-feira (5). O parlamentar teria, inclusive, sugerido ao petista a troca do ministro.

Um dos principais temas do encontro foi a dificuldade de articulação política que o governo Lula está enfrentando, uma vez que Executivo e Legislativo não estão “se entendendo” nestes primeiros meses de mandato.

Lira aproveitou então para citar o nome de Rui Costa, que seria visto pelos líderes partidários como alguém de difícil trato social e político. Caciques dos partidos se queixam, por exemplo, da forma “truculenta” com a qual o ministro conversa com os parlamentares.

Um integrante do primeiro escalão do governo confirmou ao Valor Econômico que Rui Costa está “na mira do Lira”.

No mesmo dia, em entrevista à CNN, Lira negou que tenha sugerido a saída do ministro, mas criticou as declarações, sem citar Rui nominalmente.

– Ninguém está querendo indicar ninguém. Ninguém está querendo escolher ninguém. Mas há de se ter um comedimento por parte desses ministros, principalmente com declarações. Um dos ministros da articulação fez uma declaração sobre Brasília neste final de semana que causou muito rebuliço em partidos de esquerda à direita. Essas coisas não ajudam e o governo saberá tomar um rumo, uma decisão do que tem que fazer – afirmou Lira.

O ministro de Lula discursava durante evento em Itaberaba (BA), na última sexta-feira (2), quando subiu o tom contra Brasília, chamando-a de uma “ilha da fantasia”.

– Aquele negócio de botar a capital do país longe da vida das pessoas, na minha opinião, fez muito mal ao Brasil. Era melhor [a capital] ter ficado no Rio de Janeiro, ou ter ido para São Paulo, para Minas ou Bahia, para que quem fosse entrar num prédio daquele, ou na Câmara dos Deputados ou Senado, passasse, antes de chegar no seu local de trabalho, numa favela, embaixo de viaduto, com gente pedindo comida, vendo gente desempregada – disse Rui Costa.

A declaração logo gerou reações negativas de políticos como o governador do Distrito Federal Ibaneis Rocha (MDB) e deputados da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), que pediram, por meio de um ofício, a demissão do ministro.

Leia também1 Ministro de Lula critica Brasília, e deputado do PT protesta
2 Casa Civil não sabe quantos GTs estão ativos no governo Lula
3 Em vídeo, Valdemar diz que foi mal interpretado nas redes
4 Reunidos na casa de Lira, líderes decidem convocar Rui Costa
5 Deputados pedem demissão de Rui Costa após fala sobre Brasília

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.