Leia também:
X Lula recusa convite e não irá à Marcha para Jesus mais uma vez

Reunidos na casa de Lira, líderes decidem convocar Rui Costa

Lideranças do Centrão e até mesmo da esquerda querem que ministro preste esclarecimentos no Plenário

Thamirys Andrade - 06/06/2023 12h27 | atualizado em 06/06/2023 15h36

Ministro Rui Costa Foto: Wagner Lopes/Ascom CC

Em reunião na residência oficial do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), nesta segunda-feira (5), lideranças de partidos do Centrão e até mesmo de esquerda decidiram aprovar a convocação do ministro da Casa Civil, Rui Costa (PT), no Plenário, em meio à crescente tensão com o titular da pasta.

Segundo informações do colunista Igor Gadelha, do portal Metrópoles, um dos motivos mais recentes é a fala de Rui Costa de que Brasília é uma “ilha da fantasia” e que colocar “a capital do país longe da vida das pessoas”, na opinião dele, teria feito “muito mal ao Brasil”.

– Era melhor [a capital] ter ficado no Rio de Janeiro, ou ter ido para São Paulo, para Minas ou Bahia, para que quem fosse entrar num prédio daquele, ou na Câmara dos Deputados ou Senado, passasse, antes de chegar no seu local de trabalho, numa favela, embaixo de viaduto, com gente pedindo comida, vendo gente desempregada – disse o ministro.

A articulação de Rui Costa para derrubar trechos do Marco do Saneamento aprovado pelo Congresso também já havia despertado a insatisfação de parlamentares, assim como sua declaração defendendo a necessidade de “ajustar aquilo que tem cheiro ruim de falta de moralidade” na privatização da Eletrobras aprovada pela Câmara.

Ainda de acordo com Gadelha, Lira teria reclamado de Rui Costa diretamente com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em reunião entre eles no Palácio da Alvorada nesta segunda (5).

Leia também1 Lula recusa convite e não irá à Marcha para Jesus mais uma vez
2 CPMI: Cinco serão convocados e Flávio Dino, convidado
3 Por Maduro e Zanin, deputado pede impeachment de Lula
4 Ciro Nogueira diz que PP apoia reeleição de Nunes em São Paulo
5 CPMI do 8 de janeiro se reúne para discutir plano de trabalho

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.