Leia também:
X Líder do MST diz que governo Lula está “meio medroso”

Deputado petista acusa PF de racismo por revista em voo

Corporação alega que o parlamentar se recusou a passar pelo procedimento no aeroporto

Pleno.News - 11/05/2023 11h44 | atualizado em 11/05/2023 16h02

Deputado Renato Freitas (PT) Foto: Rodrigo Fonseca/CMC

O deputado estadual Renato Freitas (PT-PR) afirmou ter sido vítima de um episódio de racismo durante um voo da Azul, quando passava pelo Aeroporto de Foz do Iguaçu, oeste do Paraná, com destino a Londrina, no mesmo estado. Ele foi abordado pela Polícia Federal após ter embarcado na aeronave, pouco antes de decolar. O caso aconteceu no último dia 3, e ganhou repercussão nesta quarta-feira (10).

No começo do vídeo, Freitas se dirige à entrada da aeronave, onde um agente da Polícia Federal pede que ele se identifique e explica que foi escolhido para a abordagem de forma aleatória.

Em seguida, um funcionário vasculha a mochila de Freitas, retirando seus pertences, e faz uma revista pessoal no parlamentar. Ao final, o agente da PF encerra a abordagem e devolve um objeto ao deputado, que retorna para as cadeiras.

– Bando de racistas ignorantes – diz Freitas.

Uma passageira perguntou a ele se “está tudo bem” e ele rebateu:

– Tirando o fato de ser humilhado. Quantas pessoas desse voo saíram escoltados pela PF para serem revistados?

Ao se pronunciar sobre o caso, a Polícia Federal informou que Renato Freitas passou pela inspeção depois de já ter embarcado, pois “teria se recusado a se submeter a medidas adicionais de segurança estabelecidas pela Resolução, no aeroporto de Foz do Iguaçu/PR”.

– Este teria se recusado a passar pelo procedimento no local indicado e se dirigido diretamente até a aeronave. Dessa forma, a equipe de inspeção do aeroporto acionou a PF para que a acompanhasse até o avião e procedesse à inspeção devida – diz um trecho do comunicado.

Veja a nota na íntegra
A Polícia Federal informa que foi acionada no último dia 3 de maio para auxiliar Agente de Proteção da Aviação Civil (APAC) na inspeção de passageiro que teria se recusado a se submeter a medidas adicionais de segurança estabelecidas pela Resolução, no aeroporto de Foz do Iguaçu/PR.

Este teria se recusado a passar pelo procedimento no local indicado e se dirigido diretamente até a aeronave. Dessa forma, a equipe de inspeção do aeroporto acionou a PF para que a acompanhasse até o avião e procedesse à inspeção devida.

Cumpre ressaltar que a condução da inspeção de segurança é feita por Agente de Proteção da Aviação Civil (APAC), contratado pelo operador do aeródromo.

A Polícia Federal esclarece que todos os procedimentos foram realizados em conformidade com a resolução da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC). Ressalta ainda que eventuais abusos ou falhas na condução do procedimento serão devidamente apurados.

QUEM É RENATO FREITAS
Freitas foi candidato a deputado estadual no ano passado após ter seu mandato como vereador de Curitiba cassado em agosto. O mandato foi restabelecido no mês seguinte por decisão do ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF). Freitas enfrentou processo de cassação no Conselho de Ética da Câmara sob acusação de quebra de decoro por realizar um protesto na igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, na capital paranaense. A manifestação foi contra o assassinato do imigrante congolês Moïse Kabagambe.

*Com informações da AE

Leia também1 Casal é agredido em área externa do Carrefour após furto de leite
2 Ladrão é indenizado após ser atropelado por vítima de furto
3 Casal de empresários do DF é encontrado morto nos EUA
4 Líder do MST diz que governo Lula está "meio medroso"
5 George Santos é indiciado por 13 crimes nos Estados Unidos

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.