Leia também:
X George Santos é indiciado por 13 crimes nos Estados Unidos

Líder do MST diz que governo Lula está “meio medroso”

João Pedro Stédile diz estar "tranquilo" com CPI e criticou governos Lula e Dilma

Monique Mello - 11/05/2023 11h15 | atualizado em 11/05/2023 11h40

João Pedro Stédile Foto: EFE/Sebastião Moreira

João Pedro Stédile, principal líder do MST (Movimento de Trabalhadores Sem Terra), falou em entrevista sobre a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar o aumento de invasões de propriedades rurais no Brasil, que será a sua quinta em 40 anos à frente do movimento. Para o ativista, “o governo como um todo está meio medroso”.

– O governo como um todo está meio medroso. Primeiro pelo 8 de janeiro, que foi uma frente e uma tentativa real de golpe. Em segundo lugar, pela forma como nós ganhamos as eleições [presidenciais, em que Lula venceu Jair Bolsonaro ], que foi muito tensionada – disse à jornalista Mônica Bergamo, da Folha de S.Paulo.

Em contrapartida, o ativista disse estar “tranquilo” com a comissão que está prestes a ser instalada.

– Vamos tentar fazer do limão uma limonada. Vamos usar aquele palco para denunciar as invasões das terras indígenas, o trabalho escravo, as invasões de terras quilombolas, o uso abusivo dos agrotóxicos.

Stédile considera que a CPI do MST está inserida “muito mais num cenário de luta ideológica da extrema-direita, que quer nos acuar com essa luta permanente para tentar inibir as ações do nosso movimento”.

– A CPI vai ser um espetáculo de retórica dos ruralistas e dos deputados bolsonaristas. Como eles têm mais força no Legislativo, estão usando a comissão como palco para criarem uma retórica para as suas redes, postando memes e outras coisas. Mas, de consequência real, ela não terá nada, porque nós não cometemos crime nenhum, não há fato [a ser investigado] – disse.

o ativista chegou a tecer críticas aos governos Lula e Dilma Rousseff, que, segundo ele, não compreendiam “a natureza da agricultura brasileira”, por se tratarem de “militantes da esquerda urbana”.

– Podem ter sido mal assessorados pelos intelectuais que entendiam do assunto. Espero que neste governo eles consigam compreender o que está em jogo – afirmou.

Leia também1 Viagem de Arthur Lira atrasa instalação de CPI do MST, diz site
2 Boulos diz que CPI do MST quer "criminalizar" o movimento
3 Pesquisa: Número de invasões de terra é o maior em sete anos
4 Após "estresse" com a Agrishow, governo tenta acenar ao agro
5 Tarcísio: É menos grave Bolsonaro na Agrishow do que o líder do MST na China

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.