Leia também:
X Ministra Damares faz balanço de sua gestão na Pasta em 2020

Crise no STF? ‘Médico demitido’ faz Marco Aurélio cobrar Fux

Ministro questionou ausência de reportagens sobre o tema no serviço de monitoramento de notícias da Corte

Pleno.News - 31/12/2020 18h08 | atualizado em 31/12/2020 19h32

O STF retoma o julgamento do recurso em que se discute a validade jurídica da desaposentação. Na foto, os ministros Marco Aurélio e Luiz Fux (José Cruz/Agência Brasil)

A crise aberta no Supremo Tribunal Federal (STF) na esteira do pedido de reserva de vacinas contra a Covid-19 para imunizar ministros e servidores ganhou um novo capítulo. Após as críticas dirigidas por integrantes da Corte ao presidente Luiz Fux pela demissão do médico Marco Polo Freitas do cargo de secretário de Serviços Integrados de Saúde, o alvo da vez é o clipping que circulou no tribunal na última quarta-feira (30).

O documento é distribuído diariamente pela Secretaria de Comunicação e funciona como um compilado com a reprodução das notícias emplacadas nas manchetes dos principais jornais do país. O problema, na avaliação do ministro Marco Aurélio Mello, foi a ausência de duas reportagens com chamadas na capa do Estadão e da Folha de S. Paulo intituladas, respectivamente, ‘Demissão de médico gera atritos para Fux no STF’ e ‘Médico do STF contesta versão de Fux sobre vacinas’.

O decano pede a Fux que sejam cobrados esclarecimentos do serviço de comunicação.

– Ante os ares democráticos vivenciados, somente cabe atribuir a omissão a falha ao reproduzir-se o teor das notícias – escreveu Marco Aurélio.

Nos bastidores, a exoneração do médico foi interpretada como uma tentativa de achar um ‘bode expiatório’ para acalmar a opinião pública. Após a demissão, Freitas afirmou que nunca realizou ‘nenhum ato administrativo sem ciência e anuência’ de seus superiores hierárquicos.

*Estadão

Leia também1 Demissão de médico gera crise interna no STF e desgasta Fux
2 Após recusar pedidos do STF e STJ, Fiocruz nega vacinas ao TST
3 STF prorroga autorização para governos manterem quarentena
4 STF também pediu reserva de sete mil doses da CoronaVac
5 STF: Rede quer obrigar governo a divulgar compra de vacinas

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.