Leia também:
X “Pediatra informou que Laura estava se masturbando”, diz pai

Prefeitura do Rio fecha leitos de UTI para Covid e demite equipes

Secretaria de Saúde alegou que contrato com organização social está no fim

Gabriela Doria - 20/04/2021 19h07

Hospital Albert Schweitzer teve leitos de UTI fechados e profissionais de saúde demitidos Foto: Divulgação/Prefeitura do Rio de Janeiro

Em meio à grave crise da pandemia no Rio de Janeiro, a Secretaria Municipal de Saúde decidiu fechar cerca de 20 leitos de UTI destinados a pacientes com Covid-19. A desabilitação dos leitos ocorreu no Hospital Albert Schweitzer, em Realengo, na Zona Oeste da cidade. Todo o quadro de funcionários, incluindo médicos e enfermeiros, foram demitidos.

A medida acontece por causa do fim do contrato entre a Prefeitura do Rio e a Organização Social Cruz Vermelha, que será encerrado até o dia 29 deste mês.

A presidente do Sindicato dos Enfermeiros, Monica Arruda, questionou a demissão em meio à pandemia e se haverá a recontratação pela nova OS.

– Queremos saber se pessoas que vão ser demitidas serão contratadas pela nova OS. É ruim demais esses profissionais demitidos no meio de uma pandemia porque já temos um déficit grande de funcionários, é um problema as pessoas ficarem sem assistência. Temos uma fila enorme de pacientes para internação de covid-19 e não temos equipe para isso – disse.

Em nota, a Secretaria Municipal de Saúde afirmou que já está aberto o edital para a contratação de uma nova organização social para assumir a gestão do hospital. A SMS disse ainda que não haverá prejuízo no atendimento aos pacientes.

– O processo segue os trâmites e prazos legais e não haverá interrupção do atendimento à população na unidade. Todos os direitos trabalhistas dos funcionários estão garantidos e há a possibilidade de eles serem aproveitados pela nova gestora – disse a Pasta em nota.

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.