Leia também:
X STF nega suspender votação da 2º denúncia contra Temer

Justiça solta PM suspeito de atirar em turista na Rocinha

Tenente recebeu liberdade provisória após audiência de custódia

Gabriela Doria - 24/10/2017 19h06

O tenente Davi dos Santos Ribeiro, suspeito de ter atirado na turista espanhola que visitava a Rocinha, foi solto após receber liberdade provisória nesta terça-feira (24). A decisão foi tomada após uma audiência de custódia. A Divisão de Homicídios havia pedido a prisão preventiva do policial por causa da morte de Maria Esperanza, de 67 anos.

Turista estava visitando a comunidade quando foi morta Foto: Agência Brasil/Fernando Frazão

Em seu texto, o juiz elogiou a conduta do PM ao longo de sua carreira, mas determinou seu afastamento do policiamento ostensivo, alegando um possível “abalo psicológico”.

– A prisão do custodiado não se justifica em decorrência de eventual divergência entre depoimentos de testemunhas, até porque não o menor indício de que o mesmo possa estar atemorizando testemunhas. Não há espaço para a prisão preventiva em decorrência da gravidade do delito – diz um trecho da decisão.

O tenente também está proibido de ter contato com as testemunhas do caso e vai ficar responsável apenas por serviços administrativos da Polícia Militar. Ainda de acordo com a decisão do juiz, é seria preciso separar a justiça do “clamor popular”.

– Forçoso reconhecer que a ordem pública não se confunde com o clamor popular. Neste contexto, se de um lado, o trágico acontecimento repercutiu nesta Capital e no Mundo, fato é que o custodiado estava trabalhando, possui imaculada ficha funcional, não havendo indícios de que solto possa reiterar o comportamento criminoso ocorrido à luz do dia – declarou o magistrado.

Davi dos Santos Ribeiro é lotado do 5º BPM, mas estava atuando no 23º BPM por causa do reforço no policiamento da região do Leblon e adjacências. Ele é apontado como autor dos disparos que vitimou a turista espanhola Maria Esperanza, de 67 anos, na Rocinha. Maria estava junto de outros turistas, visitando a comunidade, quando o carro em que estava foi alvejado pelos policiais.

LEIA TAMBÉM
+ Justiça Militar pode julgar crimes cometidos contra civis
+ Vídeo mostra momento do assalto ao goleiro Jefferson
+ 70% dos cariocas deixaria o Rio por causa da violência

Siga-nos nas nossas redes!
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.