Leia também:
X Justiça condena igreja a pagar multa de R$ 10 mil por barulho

Epidemia de dengue leva DF a criar hospital de campanha

Um Centro de Operações também foi criado para otimizar o combate

Pleno.News - 02/02/2024 15h12 | atualizado em 02/02/2024 16h38

Governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha Foto: Agência Brasil/Marcelo Camargo

A explosão de casos de dengue no país na última semana mobilizou as autoridades para tentar conter a disseminação da doença. Nesta quinta-feira (1º), o Ministério da Saúde anunciou a criação de um Centro de Operações de Emergência (COE) para responder à crise. O Distrito Federal, uma das unidades da federação com maior alta no número de casos, vai criar um hospital de campanha para atender pacientes com a doença.

Dados do painel de arboviroses do Ministério da Saúde evidenciam o aumento dos casos de dengue nas primeiras semanas do ano. O pico de casos, até o momento, foi registrado entre os dias 14 e 20 de janeiro, com 79.872 ocorrências. O número é quatro vezes maior ao registrado na mesma semana de 2023. Os últimos dados disponíveis, referentes ao período de 21 a 27 de janeiro, mostram uma queda, mas o patamar elevado se mantém: foram 47.785 casos, o que é mais do que o dobro registrado em 2023.

A instalação do COE vai ampliar o monitoramento da doença e traçar estratégias específicas paras controlar a disseminação dos mosquitos transmissores e assistir os pacientes.

O Distrito Federal é uma das unidades da federação onde o cenário é mais desafiador. No período de 14 a 20 de janeiro, o DF registrou 9.654 casos, 13 vezes mais do que os 730 notificados em 2023. De acordo com os dados mais recentes, de 21 a 27 de janeiro, apesar da queda, a quantidade de casos de dengue segue expressiva. Foram 8.045 casos neste ano, quase 12 vezes mais do que os 674 notificados no ano passado.

Na semana passada, o DF decretou situação de emergência devido à alta da dengue. Com o decreto, o governador, Ibaneis Rocha, terá mais flexibilidade para comprar insumos, materiais e contratar serviços para conter a crise. O decreto vai perdurar enquanto a situação sanitária causada por arboviroses no Distrito Federal não for estabilizada.

Para fortalecer a assistência aos pacientes, o governo do DF decidiu criar um hospital de campanha, que terá locais para hidratação e cerca de 60 leitos de internação. A unidade de saúde funcionará 24 horas por dia, mas ainda não há definição sobre onde será instalada. A estrutura será construída a partir de uma colaboração com a Aeronáutica, que fornecerá insumos e mão de obra.

*Com informações AE

Leia também1 Lula negligenciou compra de vacinas em 2023 e dengue bate recorde de casos
2 Bebê contrai dengue com 5 dias de vida e fica internado em UTI
3 Rio de Janeiro registra mais de 17 mil casos de dengue este ano
4 Dengue: Brasil tem 12 mortes e mais de 120 mil casos prováveis
5 Saúde: Queiroga critica entrega de poucas vacinas contra dengue

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.