Leia também:
X Covid: Taxa de transmissão no Brasil cai pela 1ª vez em 5 meses

Covid: Fabricantes da Sputnik V rechaçam críticas da Anvisa

Russos disseram que críticas ao imunizante carecem de base científica

Pleno.News - 28/04/2021 17h39 | atualizado em 28/04/2021 18h06

Fabricantes da Sputnik V rechaçam críticas da Anvisa Foto: Reprodução

Os fabricantes da vacina Sputnik V disseram, nesta quarta-feira (28), que as críticas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) ao imunizante, que acabou não sendo liberado no Brasil, carecem de base científica.

De acordo com um comunicado dos desenvolvedores do Sputnik V, as “questões técnicas” levantadas pela Anvisa “não têm base científica e não podem ser tratadas seriamente pela comunidade científica e outros reguladores internacionais”.

– A qualidade e segurança da Sputnik V são garantidas, entre outras coisas, pelo fato de que, ao contrário de outras vacinas, ela utiliza uma tecnologia de purificação em quatro estágios que inclui dois estágios de purificação cromatográfica e dois estágios de filtração de fluxo tangencial – alegaram.

Esta técnica “ajuda a obter um produto altamente purificado que também passa por um controle obrigatório que inclui análise para a presença de (adenovírus replicável) RCA ou quaisquer aditivos”, algo sugerido anteriormente pelo órgão brasileiro.

Os fabricantes da Sputnik V, vacina aprovada em mais de 60 países, também disseram que a decisão do Brasil tem um “caráter político” e nada a ver com a vacina russa “ou com a ciência”.

O presidente da Anvisa, Antonio Barra Torres, disse na segunda-feira (26) que os fabricantes russos não entregaram o “relatório técnico completo” da vacina e também impediram uma visita técnica às instalações do Instituto Gamaleya, que a produz.

Um dia antes, o Kremlin garantiu que a Rússia estava pronta para fornecer ao Brasil as informações necessárias para que a Anvisa autorizasse o fornecimento e o uso da Sputnik V.

– Os contatos continuarão. Se não houve dados suficientes, eles serão fornecidos, não há dúvida – disse o porta-voz presidencial russo, Dmitry Peskov.

Ele deu declarações durante uma coletiva de imprensa.

*Com informações da Agência EFE

Leia também1 Mourão elogia atuação da Anvisa em negativa à vacina Sputnik V
2 Rússia vê interesses políticos na negativa da Anvisa à Sputnik
3 Governadores criticam negativa da Anvisa à Sputnik V
4 Anvisa aponta falta de dados e nega importação da Sputnik V
5 Lewandowski nega suspensão de prazo para análise da Sputnik V

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.