Leia também:
X Jefferson acusa ministros: ‘Hoje no STF manda o narcotráfico’

Lewandowski nega suspensão de prazo para análise da Sputnik V

Anvisa pedia interrupção do processo, mas o ministro negou a solicitação alegando que não cabe prorrogação

Pleno.News - 26/04/2021 12h15 | atualizado em 26/04/2021 12h41

Ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal Foto: STF/SCO/Carlos Moura

O ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal (STF), negou nesta segunda-feira (26) um pedido da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para suspender a contagem do prazo de 30 dias fixado para análise dos requerimentos de importação da vacina russa Sputnik V.

Sob pressão, a diretoria colegiada da agência se reúne no fim da tarde desta segunda para decidir se autoriza ou não a compra do imunizante, negociado pelo governo federal e por estados do Norte e do Nordeste brasileiro.

Em recurso ao Tribunal, a Anvisa alegava que, por lei, teria o direito de pedir a interrupção dos prazos fixados para a análise das vacinas. No entanto, na avaliação do ministro, não cabe prorrogação, uma vez que a lei em questão foi desenhada justamente para acelerar os procedimentos de aprovação das vacinas no contexto da “gravíssima” pandemia.

– Decorrido o prazo assinalado pela Lei, não poderá mais a Anvisa, simplesmente, invocar a falta ou insuficiência de documentos para deixar de analisar o pedido de aprovação de uma vacina já em uso noutros países, pois estará diante de uma presunção juris tantum no tocante à sua qualidade, segurança e eficácia, a qual só poderá ser ilidida por meio de prova inequívoca em contrário – escreveu o ministro do STF.

O próprio Lewandowski determinou que a Anvisa decida sobre a “importação excepcional e temporária” de doses da vacina Sputnik V até o final de abril. O ministro tomou a decisão em uma ação movida pelo governo do Maranhão, que diz ter negociado 4,5 milhões de doses do imunizante produzido pelo Instituto Gamaleya. A Anvisa pediu no dia 20 de abril que o prazo fosse suspenso.

Diante da negativa, a reunião extraordinária dos diretores da agência está mantida para começar no final da tarde desta segunda. Técnicos da Anvisa fizeram visitas de inspeção nas empresas Generium e UfaVita, que participam da produção da Sputnik V. O relatório com as informações coletadas deve subsidiar a decisão.

*Estadão

Leia também1 Jefferson acusa ministros: 'Hoje no STF manda o narcotráfico'
2 Collor sobre CPI da Covid: 'Interesse velado deles é atingir o presidente'
3 Em 4 anos, Supremo gastou R$ 80 milhões com segurança
4 "A CPI da Covid é uma gororoba, é inoportuna", afirma Lacombe
5 Moraes decide prorrogar por 90 dias inquérito 'Moro x Bolsonaro'

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.