Leia também:
X Russomano desconfia de vacina: “Se é tão boa, começa na China”

Covid: 50% dos internados têm anticorpos que causam trombose

Pesquisa indicou que pacientes produzem desordenadamente anticorpos que podem provocar o problema de saúde

Paulo Moura - 03/11/2020 15h15 | atualizado em 03/11/2020 15h16

Covid-19 tem aumentado o risco de trombose Foto: Reprodução

Um estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Michigan, nos Estados Unidos, e publicado na revista Science Translational Medicine, apontou que, apesar de ser um vírus respiratório, o Sars-CoV-2 também tem efeito vasculares, como uma grande quantidade de trombos e aumento nos casos de acidente vascular cerebral (AVC) em pacientes graves de Covid-19.

O estudo, feito com 172 pacientes internados com Covid-19, indicou que cerca de 50% deles produzia desordenadamente anticorpos que podem provocar trombose. Os anticorpos também foram isolados em laboratório, onde foi constatada a ativação de neutrófilos, células ligadas à formação de trombos e coágulos.

Os micro-organismos também foram injetados em camundongos, que desenvolveram mais coágulos e comprovaram a hipótese dos cientistas. De acordo com os pesquisadores, a formação desordenada de anticorpos não é o único mecanismo que liga a Covid-19 à trombose, mas é uma informação importante.

Os resultados do estudo podem ser usados como base para determinar quais pacientes precisariam de anticoagulantes durante o tratamento para diminuir as chances de um desenrolar fatal da infecção. Outra aplicação seria no desenvolvimento de medicamentos específicos, que poderiam evitar a produção descontrolada das células de defesa do corpo.

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.