Leia também:
X 44,5% das pessoas com Covid-19 no Brasil já se curaram

Anvisa aprova importação e venda de respiradores usados

Agência afirmou que medida é temporária e surge como solução para desabastecimento

Pleno.News - 29/04/2020 07h31 | atualizado em 29/04/2020 07h32

Anvisa agora permitirá obtenção de respiradores usados Foto: Reprodução

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) aprovou nesta terça-feira (28) uma regra que permite a importação, venda e doação de respiradores e outros equipamentos voltados a UTI que já tenham tempo de uso. Até então, esse tipo de importação e venda não era permitido no país.

Segundo a agência, a medida é temporária e visa dar alternativas para diminuir o impacto do desabastecimento desses produtos em meio à emergência pelo novo coronavírus.

Além dos respiradores, o aval inclui monitores de sinais vitais, bombas de infusão, equipamentos de oximetria (que medem a saturação de oxigênio no sangue) e capnógrafos (tipo de monitor de gás carbônico exalado).

A autorização vale para equipamentos que tenham ou já tenham tido registro na agência, ou seja, aval anterior para serem vendidos no mercado.

Equipamentos que perderam a validade do registro devido a problemas de segurança ou eficácia ficam excluídos. Para fazer a importação, empresas devem garantir assistência técnica e assegurar o controle e eficácia dos equipamentos.

Os serviços de saúde que receberem os equipamentos por meio de doação também devem elaborar um laudo, assinado pro responsável técnico, que indica a qualidade do material.

*Folhapress

Leia também1 44,5% das pessoas com Covid-19 no Brasil já se curaram
2 Filha de Caroline Bittencourt faz homenagem à mãe
3 Bruna Karla celebra 2 meses de sua filha, Bella

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.