Leia também:
X Campanha no RJ mostra homem com máscara ao contrário

Tedros Adhanom alerta para alta nos casos globais da Covid-19

Diretor diz que a OMS não quer "lockdowns sem fim"

Pleno.News - 12/04/2021 11h45 | atualizado em 12/04/2021 11h55

Tedros Adhanom, diretor-geral da OMS

O diretor-geral da Organização Mundial de Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, advertiu nesta segunda-feira (12) sobre o aumento recente nos casos de Covid-19 e nas mortes causadas pela doença. Durante entrevista coletiva virtual, ele ainda comentou que a entidade não defende “lockdowns sem fim”, mas medidas combinadas, “adequadas e ágeis” para conter o problema.

Tedros lembrou que, entre janeiro e fevereiro, houve um período de seis semanas seguidas de recuo nos casos de infecção pelo vírus pelo mundo.

– Nós temos agora sete semanas seguidas de alta nos casos e quatro semanas de avanço das mortes – comparou, citando “grandes aumentos” nos casos de Covid-19 em vários países da Ásia e do Oriente Médio.

– Isso ocorre apesar do fato de que mais de 780 milhões de doses de vacinas foram administradas globalmente. Não se enganem. As vacinas contra a Covid-19 são um instrumento vital e poderoso, mas não são o único instrumento – disse Tedros, defendendo medidas como o distanciamento social e o uso de máscaras para conter os contágios.

Segundo a autoridade da OMS, há “confusão, complacência e inconsistências em medidas de saúde pública e na aplicação delas”, o que resulta em aumento da transmissão dos vírus e das mortes.

– É preciso uma abordagem consistente, coordenada e abrangente. A OMS não quer lockdowns sem fim. Os países que têm se saído melhor têm adotado uma combinação de ações sob medida mensuradas, ágeis e baseadas em evidências – defendeu.

*Estadão

Leia também1 EUA criticam China por falta de transparência no início da Covid
2 Venezuela: Oposição pede a ONU que exija entrada de vacinas
3 OMS diz que Brasil vive "inferno furioso de surto" de Covid-19
4 Covid: OMS diz trabalhar com o Brasil e conversar com Queiroga
5 Butantan estuda aplicar 3ª dose da CoronaVac, afirma diretor

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Grupo
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.