Leia também:
X Soraya rebate Lula por se opor a CPI para investigar protestos

Missão do Itamaraty chega na Venezuela para preparar reabertura de embaixada

Governo explicou que a missão reflete a decisão de normalizar as relações bilaterais entre os países

Pleno.News - 19/01/2023 19h43 | atualizado em 23/01/2023 13h35

Missão do Itamaraty chega na Venezuela para preparar reabertura de embaixada Foto: Pixabay

O Itamaraty anunciou, nesta quinta-feira (19), a chegada da missão diplomática brasileira a Caracas, capital venezuelana, para reabrir a Embaixada do Brasil na Venezuela. Liderada pelo embaixador Flávio Macieira, a missão deve avaliar as condições dos imóveis e tomar as primeiras providências para o funcionamento da representação brasileira.

Em nota, a pasta afirmou que a missão reflete a decisão do governo brasileiro de normalizar as relações bilaterais entre Brasil e Venezuela para retomar uma agenda entre os dois países.

– O diálogo com a Venezuela, país com o qual o Brasil compartilha laços históricos de amizade e de cooperação, além de extensa fronteira, é fundamental não apenas para o adequado seguimento da pauta bilateral, mas também para a revitalização da integração regional – diz o comunicado.

A missão diplomática também tem o objetivo de verificar as medidas necessárias para o restabelecimento do atendimento consular à comunidade brasileira na Venezuela.

O chefe da missão, Flávio Macieira, foi embaixador na Noruega, na Nicarágua e no Panamá. Em Caracas, ele terá a missão de reativar a embaixada e o consulado-geral, que funcionam no mesmo prédio, e a residência do embaixador. Todos são bens da União. A equipe do Itamaraty liderada por ele terá de abrir a contratação de funcionários locais.

Na chegada a Caracas, o ex-embaixador se encontrou com o ministro das Relações Exteriores da Venezuela, Rander Peña Ramírez, enviado pelo presidente Nicolás Maduro. No Twitter, o ministro venezuelano celebrou o encontro.

– Nossos países avançam firmemente na normalização das relações bilaterais – declarou.

A volta das relações entre os dois países já havia sido anunciada pelo chanceler brasileiro, Mauro Vieira, e encerra os anos de afastamento entre Jair Bolsonaro e Maduro. A embaixada em Caracas foi fechada em 2020 pelo ex-chanceler Ernesto Araújo

No dia 15, a embaixada do governo Maduro passou a funcionar em Brasília como única representação diplomática da Venezuela depois de o movimento de oposição venezuelana, liderado por Juan Guaidó, fechar sua representação no país a partir da chegada de Luiz Inácio Lula da Silva à presidência.

*AE

Leia também1 Soraya rebate Lula por se opor a CPI para investigar protestos
2 Deputado Luiz Lima: "Críticas a Lula não é liberdade?"
3 Aluna da USP confessa à polícia golpe em formandos; saiba mais
4 Coronel que integrou o GSI critica Dino nas redes sociais
5 Igreja da Inglaterra vai abençoar uniões de casais do mesmo sexo

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.