Leia também:
X Embaixadora dos EUA afirma que fala de Lula foi antissemita

Joe Biden diz que restabelecerá aborto caso recupere o Congresso

Presidente deu declaração durante discurso no Congresso nesta quinta-feira

Pleno.News - 08/03/2024 07h48 | atualizado em 08/03/2024 10h30

Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden Foto: EFE/EPA/MICHAEL REYNOLDS

Nesta quinta-feira (7), o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, disse que, se recuperar o controle do Congresso nas eleições de novembro, restabelecerá a proteção ao direito ao aborto no país. O chefe de Estado deu a declaração durante seu discurso sobre o Estado da União, tradicional ocasião anual em que o líder vai ao Congresso apresentar um relatório de sua gestão.

– Se os americanos me enviarem um Congresso que apoie o direito de decidir, prometo a vocês: restabelecerei Roe v. Wade como lei – disse Biden em seu discurso sobre o Estado da União, em referência à decisão judicial de 1973 que protegeu a interrupção voluntária da gravidez.

Nas eleições de meio de mandato de novembro de 2022, os democratas perderam o controle da Câmara dos Representantes, mas mantiveram o do Senado. Em junho do mesmo ano, a Suprema Corte, de maioria conservadora, anulou o caso Roe v. Wade, eliminando as proteções federais ao aborto e deixando a política a cargo de cada estado.

De acordo com a estimativa da ONG pró-aborto Planned Parenthood, 21 dos 50 estados do país agora têm proibições totais ou parciais do aborto.

O discurso sobre o Estado da União é tradicionalmente o mais importante do ano e, nesta ocasião, tem uma relevância especial meses antes das eleições de novembro, quando, salvo uma grande surpresa, Biden enfrentará novamente o ex-presidente Donald Trump, como em 2020.

*EFE

Leia também1 Carla Zambelli suspende atividades parlamentares
2 Homem causa polêmica ao expor lição escolar que cita Felipe Neto
3 Anvisa anuncia estratégia de combate à epidemia de dengue
4 Goiás também decide recolher livro com conteúdo explícito
5 Nikolas rebate ataque de Amoêdo: "Não fui expulso do partido"

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.