Leia também:
X EUA é criticado por culpar Bin Salman de assassinato

“Policiais foram cúmplices de fuga de brasileiros”

Afirmação é do presidente do Paraguai, Mario Abdo Benítez

Jade Nunes - 17/12/2018 14h33 | atualizado em 17/12/2018 15h04

O presidente do Paraguai, Mario Abdo Benítez Foto: Reprodução

O presidente do Paraguai, Mario Abdo Benítez, disse nesta segunda-feira (17) que “houve cumplicidade” na fuga de dois membros da organização criminosa brasileira Primeiro Comando da Capital (PCC). Após o episódio, 18 policiais foram detidos.

– Aqui houve cumplicidade. Quem sabe quanto dinheiro correu aqui? – declarou à imprensa local Abdo Benítez, que acrescentou que o governo paraguaio “tem consciência de que o crime organizado se infiltrou” em suas instituições.

Os foragidos são Thiago Ximenes e Reinaldo Araújo, que compartilhavam a mesma cela, da qual escaparam supostamente após cortarem as barras de ferro da janela.

– Eles provavelmente cortaram as barras de uma das janelas por onde saíram – disse o vice-ministro do Interior, Hugo Sosa.

Fontes do ministério informaram que Ximenes, conhecido como “Matrix”, já tinha protagonizado uma fuga da prisão argentina de Ezeiza.

O caso foi encaminhado ao Ministério Público do Paraguai e também ao Departamento de Assuntos Internos da Polícia Nacional, que intervém para “determinar o grau de responsabilidade, negligência e cumplicidade de cada um dos agentes policiais apreendidos”, segundo o Ministério do Interior.

A segurança no Agrupamento Especializado já estava em interdição depois que o também brasileiro Marcelo “Piloto” assassinou, no final de novembro, em sua cela, uma mulher de 18 anos que foi visitá-lo.

O criminoso cometeu o assassinato para tentar evitar sua extradição ao Brasil, mas, dois dias depois, foi expulso do Paraguai por ordem de Abdo Benítez.

“Piloto” é considerado um dos líderes do Comando Vermelho (CV), a outra organização criminosa brasileira com ramificações no Paraguai.

*Com informações da Agência EFE

Leia também1 EUA é criticado por culpar Bin Salman de assassinato
2 Ativista pede que vítimas de violência sexual não se calem
3 Kim Jong-un usando "máscara de beleza" cria polêmica

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.