Jovem bombeiro voluntário é acusado de provocar incêndios
Austrália enfrenta uma das piores temporadas de incêndio
Gabriela Doria - 27/11/2019 15h44 | atualizado em 27/11/2019 22h09

Um bombeiro voluntário de 19 anos compareceu nesta quarta-feira (27) diante de um tribunal da Austrália, acusado de causar vários dos incêndios no país. Atualmente, a Austrália enfrenta uma das piores temporadas de incêndios florestais em décadas.
A Polícia Estadual de Nova Gales do Sul acusou Blake William Banner de iniciar sete incêndios em Bega Valley, a 421 quilômetros de Sydney.
O jovem, que compareceu perante o tribunal criminal local, foi visto ontem em uma caminhonete perto do rio Bega, em uma área que logo começou a queimar, disse a polícia.
O comissário do Corpo de Bombeiros do estado, Shane Fitzsimmons, explicou que o réu foi suspenso de suas atividades profissionais. Ele descreveu sua ação como “a derradeira forma de traição contra nossos próprios membros e toda a comunidade”.
– Nas últimas semanas, vimos bombeiros dando tudo em condições difíceis e perigosas – disse Fitzsimmons, apontando para a raiva dos membros do corpo de bombeiros por ações que mancham a reputação da organização.
Nova Gales do Sul, com cerca de 130 focos ativos, é o estado mais afetado pela onda de incêndios que atinge a costa leste da Austrália, agravada por uma das piores secas em décadas.
Desde 1º de julho, os incêndios nesse estado causaram seis mortes e queimaram 1,3 milhão de hectares, além de causar a morte de mais de mil coalas e milhares de aves.
A temporada de incêndios na Austrália varia de acordo com a região e as condições climáticas, embora geralmente sejam registradas no verão, de dezembro a março.
*Com informações da agência EFE
Leia também1 ONG teria vendido fotos de incêndio para obter doações
2 ONGs são suspeitas de autoria de incêndio ambiental no Pará
3 Incêndio no Pantanal queimou área igual à cidade do RJ