Leia também:
X ‘Fazíamos sexo por telefone’ diz vítima de Alessandra Ambrósio fake

Índia anuncia a detecção dos 2 casos da variante Ômicron

Ambos os pacientes apresentaram sintomas leves da Covid-19

Pleno.News - 02/12/2021 10h27 | atualizado em 02/12/2021 11h16

Taj Mahal Foto: Pixabay

O governo da Índia anunciou nesta quinta-feira (2) a detecção dos dois primeiros casos no país da variante Ômicron do novo coronavírus, em meio a um período de redução do contágio, após um pico iniciado em maio deste ano.

Os casos positivos para a cepa foram de dois homens, um de 66 e o outro de 46 anos, que vivem no estado de Karnataka e estavam retornando de viagem ao exterior. Ambos apresentaram sintomas leves da Covid-19, segundo explicou o secretário-adjunto do Ministério da Saúde indiano, Lav Agarwal, em entrevista coletiva.

Todos os contatos dos dois pacientes estão sendo identificados e, por privacidade, segundo a autoridade local, não seria informado o país de origem deles.

– Nestes casos no país e nos detectados em todo o mundo, até agora não foram observados nenhum sintoma grave. A OMS (Organização Mundial da Saúde) continua estudando as evidências – explicou o representante do governo local.

O anúncio sobre o registro dos casos positivos de Covid aconteceu em meio ao endurecimento de medidas de prevenção impostas no país para a chegada de passageiros de países considerados como de alto risco.

– Não há necessidade de entrar em pânico pela detecção da Ômicron. Não tenhamos medo ou pânico, mas sejamos mais responsáveis – afirmou Agarwal.

Embora a Índia mantenha suspensos, desde março de 2020, os voos comerciais internacionais, os acordos bilaterais com cerca de 20 países, permitem a chegada e a saída limitada de voos.

A partir desta semana, no entanto, todos os passageiros passaram a ser submetidos a teste PCR ainda dentro do aeroporto, onde devem permanecer até que o resultado seja obtido.

Em caso de positivo para o novo coronavírus, é feito o sequenciamento genômico, para determinar se há ocorrência de alguma das variantes do patógeno.

A Índia atravessa um dos momentos mais tranquilos desde o início da pandemia, com uma média de sete mil casos diários registrados. Em maio, os positivos rondaram a casa de 400 mil por dia.

*EFE

Leia também1 1º caso de Covid pela variante Ômicron é registrado nos EUA
2 Em cerimônia, Putin convida Jair Bolsonaro para ir à Rússia
3 EUA pedem que Suprema Corte preserve direito ao aborto
4 Bomba da 2ª Guerra Mundial explode e deixa feridos
5 Apesar da variante Ômicron, China deve ter Jogos de Inverno

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Grupo
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.