Leia também:
X Kajuru: “Legislativo deveria abrir mão do Orçamento”

“Essa crise está nos desafiando a reagir com fé”, diz pastor

Mark Oden lidera uma igreja em Nápoles, cidade italiana em quarentena

Rafael Ramos - 13/03/2020 10h17 | atualizado em 13/03/2020 14h20

Pr. Mark Oden falou sobre a situação na Itália Foto: Reprodução

Pastor de uma igreja evangélica em Nápoles, terceira cidade italiana posta em quarentena por causa do coronavírus, Mark Oden publicou um texto com algumas lições a serem aprendidas diante da pandemia. Ele disse que cultos, casamentos, funerais e batismos foram cancelados e que escolas, cinemas, museus e academias estão fechados no país.

– Essa crise global está nos ensinando o quão fraco somos como seres humanos. Nós somos todos membros da grande família humana, criados à imagem de Deus. A cor da nossa pele, o idioma que falamos, nossos sotaques e nossas culturas não são levadas em consideração aos olhos de uma doença contagiosa. Em nosso sofrimento, na dor de perder um ente querido, nós somos completamente iguais: fracos e sem respostas. Aos olhos do mundo nós somos todos diferentes; aos olhos do vírus, nós somos iguais – disse Mark.

Ele relatou que levou mais de duas horas na fila do mercado devido a aglomeração de pessoas. De acordo com o pastor, 60 milhões de pessoas têm sido orientadas a ficarem em casa e só saírem se for absolutamente necessário.

– Todos nós amamos estar no controle. Nós fantasiamos que somos os capitães do nosso destino, mestres da nossa sorte. Mas talvez esse senso de controle seja uma ilusão, uma bolha que o coronavírus estourou, revelando a realidade que nós não estamos realmente no controle. Agora, aqui na Itália, as autoridades estão tentando conter a propagação desse vírus fechando, abrindo e fechando novamente as escolas de nossos filhos.

O pastor ainda relatou o caso de uma pessoa de sua igreja que, após retornar de uma viagem ao Norte da Itália, foi excluída de um jantar com colegas de trabalho. Outra pessoa próxima, com resultado positivo para Covid-19, disse que o mais machucou não foi o resultado, mas a maneira como ele e a família estão sendo tratados.

– Ser excluído e isolado não é uma coisa fácil, tendo em vista que fomos criados para relacionamentos. Mas muitas pessoas, agora, estão tendo que lidar com o isolamento. É uma experiência que a comunidade leprosa dos dias de Jesus conhecia muito bem. Eram forçados a viverem sozinhos, andando pelas ruas de suas cidades gritando: “Imundo! Imundo!”.

Ao longo do texto, Mark Oden questiona qual tem sido a reação das pessoas diante desse crise. Apesar de entender que o medo é comum nessas situações, ele acredita que o coronavírus é, na verdade, um desafio para amadurecer a fé.

– Talvez essa crise está nos desafiando a reagir de maneira diferente – com fé e não com medo. Não fé nas estrelas ou em alguma deidade desconhecida. Em vez disso, fé em Cristo, o bom pastor que é também a ressurreição e vida. Certamente somente Jesus está no controle desta situação; certamente somente Ele pode nos conduzir através desta tempestade. Ele nos chama para confiar e crer, para ter fé e não medo.

O líder cristão aproveita para convocar as pessoas a orarem pelas autoridades e pelas equipes médicas que estão lutando contra a doença, além de interceder pelos infectados e suas famílias. Mark Oden ainda convida os leitores de seu texto a exercitarem sua esperança em Deus.

– Talvez essa crise nos relembre com o que devemos nos preocupar nas nossas vidas. Talvez nos ajude a distinguir entre o que é significativo e o que é sem sentido. Talvez o coronavírus esteja nos ensinando o que realmente importa.

Leia também1 Silas Malafaia faz alerta sobre Covid-19: "Há uma paranoia"
2 Em três semanas, Itália tem mil mortes por coronavírus
3 Passa de 100 o número de casos de coronavírus no Brasil

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.