Kajuru: “Legislativo deveria abrir mão do Orçamento”
Senador defendeu que parlamentares deixem as emendas "de lado" por combate ao coronavírus
Paulo Moura - 13/03/2020 09h48 | atualizado em 13/03/2020 14h20

Durante pronunciamento no Senado Federal na quinta-feira (12), o senador Jorge Kajuru (Cidadania-GO) usou a tribuna da Casa para defender a ideia de que a parte do Orçamento que caberia ao Legislativo deve ser repassada ao Executivo para combate do surto de coronavírus que começa a crescer no país.
– Essa história de orçamento, neste momento do Brasil, na discussão de 15 bilhões, sei lá, do que pertencer a nós aqui a gente deveria abrir mão e ceder para o enfrentamento dessa crise – destacou.
Na fala, Kajuru ainda justificou sua opinião dizendo que a preocupação principal de deputados e senadores deve ser sempre o bem estar e qualidade de vida da população.
– É dispensável dizer isso aqui, mas o pilar e o fundamento de um país desenvolvido e que quer dar qualidade de vida à sua população é a educação e nada mais. O resto é tudo conversa fiada, é tudo perfumaria. Eu acredito nisso e, certamente, todos os senhores também, especialmente a nossa Pátria amada – completou.
View this post on Instagram
A polêmica envolvendo a divisão do orçamento foi a pauta do Legislativo nas últimas semanas, quando discussões sobre o percentual do orçamento impositivo, aquele que deve ser obrigatoriamente destinado para emendas parlamentares, causaram uma discordância entre o governo e o Parlamento.
Inicialmente, deputados e senadores teriam R$ 30 bilhões para emendas, porém, após negociações, o governo conseguiu reduzir o valor pela metade, e R$ 15 bilhões devem ser destinados ao Legislativo federal. O assunto, porém, ainda precisa ser votado pelos legisladores.
Leia também1 Governo decide antecipar 13° de aposentadorias do INSS
2 Navio é isolado no Recife após suspeita de coronavírus
3 Silas Malafaia faz alerta sobre Covid-19: "Há uma paranoia"