Leia também:
X Trabalhadores do transporte serão imunizados contra a Covid

Ministro de Minas e Energia nega risco de racionamento

Bento Albuquerque disse que o governo adotou medidas para não perder o "controle do sistema"

Henrique Gimenes - 23/06/2021 14h41 | atualizado em 23/06/2021 16h48

Ministro das Minas e Energias, Bento Albuquerque Foto: Reprodução

Nesta quarta-feira (23), o ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, falou sobre a possibilidade de um racionamento de energia no país e negou que a medida possa ser adotada pelo governo. A declaração foi dada durante uma audiência pública na Câmara dos Deputados.

O assunto tem estado em destaque nos últimos dias devido à “crise hídrica” pela qual o Brasil passa. Ao falar sobre o tema, Bento Albuquerque afirmou que o governo não trabalha com a hipótese de realizar um racionamento porque o setor elétrico é monitorado o tempo todo.

– [Foram adotadas] Medidas para que nós não percamos o controle do sistema, não tenhamos risco de interrupção do fornecimento de energia nos horários de pico de demanda; não queremos chegar em 2022 com uma forte dependência do período úmido – apontou.

Nesta terça-feira (22), o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), chegou a abordar o assunto e disse que o Brasil deveria ter que passar por um “período educativo” de racionamento de energia elétrica para evitar algum tipo de “crise maior”. A declaração foi dada após participar de um evento no Palácio do Planalto.

Após a repercussão da fala, o presidente da Câmara usou as redes sociais para explicar que a MP irá incentivar os consumidores a economizar energia.

Falei há pouco com o ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, que esclareceu que a Medida Provisória não irá trazer qualquer comando relativo ao racionamento de energia. Será feito o incentivo ao uso eficiente da energia pelos consumidores de maneira voluntária – apontou.

Leia também1 Lira fala em "período educativo" de racionamento de energia
2 Câmara aprova MP que permite a privatização da Eletrobras
3 Bolsonaro compartilha vídeo do papa Francisco sem máscara
4 Sem espaço no partido, Geraldo Alckmin prepara saída do PSDB
5 CPI pede auditoria do TCU sobre 'motociatas' de Bolsonaro

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Grupo
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.