Leia também:
X Lula encontra Bethânia, Caetano e Chico: “Encontro de Orixás”

Lula exalta Fernández na última Cúpula do Mercosul do argentino

Petista deu declarações nesta quinta-feira

Pleno.News - 07/12/2023 14h35 | atualizado em 07/12/2023 16h15

Lula enche Alberto Fernández de elogios na última Cúpula do Mercosul do argentino Foto: EFE/ Antonio Lacerda

Nesta quinta-feira (7), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) exaltou durante a cúpula semestral do Mercosul, “o legado” e o “importante papel” de seu homólogo argentino, Alberto Fernández, na América do Sul. Os elogios acontecem às vésperas da posse no país vizinho do ultralibertário Javier Milei, a quem o petista evitou mencionar.

Lula confessou estar “particularmente triste” com a despedida do político peronista das cúpulas do Mercosul, bloco que inclui ainda Uruguai e Paraguai e está em processo para incorporar a Bolívia.

– Ele foi um dos grandes amigos do Brasil. Agradeço o legado que deixa na Comunidade dos Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac) e na União das Nações Sul-Americanas (Unasul). Estávamos diante de um homem honesto e digno, comprometido com a defesa dos interesses dos argentinos – destacou.

Fernández deixará, no próximo domingo (10), a presidência da Argentina. Ele será sucedido por Milei, que durante a campanha para as eleições que venceu no mês passado criticou o Mercosul e chamou Lula de “comunista” e “corrupto”.

Lula, que em seu discurso mencionou apenas que na próxima reunião do bloco haverá um novo presidente argentino, recusou o convite que lhe foi feito pelo governo eleito de Milei para comparecer à sua posse.

O Brasil será representado na ocasião pelo ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira.

Lula lembrou mais uma vez que nunca esquecerá quando Fernández o visitou na sede da Polícia Federal em Curitiba, em 2019, em um momento em que cumpria uma pena de prisão por corrupção em processos que depois foram anulados pela Justiça.

– Nunca esquecerei esse gesto e vou guardá-lo pelo resto da vida – disse o presidente brasileiro.

Lula lamentou também que Fernández “não tenha tido sorte”, em alusão à grave crise econômica na Argentina, agravada, segundo o petista, pela “infelicidade” da pandemia de Covid-19 e pela seca.

– Sua despedida é uma despedida triste para mim, que sou seu amigo pessoal, mas espero que continuemos a nossa amizade – acrescentou, dirigindo-se a Fernández.

O encontro desta quinta-feira, realizado no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro, contou também com a presença dos presidentes do Paraguai, Santiago Peña; do Uruguai, Luis Lacalle Pou – que teve atritos com Alberto Fernández no contexto do Mercosul -; e da Bolívia, Luis Arce.

*EFE

Leia também1 Lula encontra Bethânia, Caetano e Chico: "Encontro de Orixás"
2 Estadão sobre Lula: "Incapaz de cuidar do próprio galinheiro"
3 Helicóptero da Guiana que sumiu em Essequibo é encontrado
4 Congresso adia novamente sessão para votar vetos de Lula
5 Delegada do PL foi único voto contra a privatização da Sabesp

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.