Leia também:
X Grupo de parlamentares do Brasil encontra congressistas de Israel

Helicóptero da Guiana que sumiu em Essequibo é encontrado

Aeronave sumiu justamente no território que é alvo de atrito entre a Venezuela e a Guiana

Pleno.News - 07/12/2023 14h08 | atualizado em 07/12/2023 16h03

Votação na Venezuela sobre Essequibo Foto: Rayner Peña R./EFE/EFEVISUAL

Um helicóptero da Força de Defesa da Guiana que era dado como desaparecido desde esta quarta-feira (6) na região de Essequibo, reivindicada pela Venezuela, foi encontrado nesta quinta (7). Tropas guianenses estão sendo enviadas para o local da queda da aeronave. Até o momento, não há indicativos de envolvimento venezuelano no caso.

Em nota, as autoridades da Guiana afirmaram que as equipes relataram “sinais positivos” de vida na cena. Segundo a última atualização das tropas de resgate, as condições climáticas impediram o acesso das equipes ao local da queda do helicóptero. Uma nova tentativa está marcada para o início da tarde desta quinta.

Ao todo, sete pessoas estariam a bordo da aeronave, entre eles militares, como o sargento Jason Khan, o coronel Michael Shahoud, o tenente-coronel Michael Charles, o tenente-coronel Sean Welcome, o tenente Andio Michael Crawford e o brigadeiro Gary Beaton.

O helicóptero modelo Bell 412, uma aquisição recente, era pilotado por um veterano militar e estava viajando de Ekereku para Olive Creek, na região de Essequibo. As más condições climáticas, que dificultaram a busca pela aeronave, podem ter sido a causa do desaparecimento.

Segundo as autoridades, o helicóptero partiu da Base de Ayanganna, no oeste da Guiana, às 9h23 (hora local, 10h23 de Brasília) desta quarta, com três tripulantes e quatro passageiros. Porém, às 11h20 (12h20 de Brasília), o aparelho enviou um alerta de emergência na área de Arau, no oeste da Guiana.

O chefe do Estado-Maior das Forças de Defesa guianenses, Omar Khan, explicou em coletiva de imprensa que o helicóptero aterrissou em Olive Creek para reabastecer, mas após a decolagem a comunicação foi perdida. Depois disso, as forças militares ativaram uma operação de busca e salvamento.

O desaparecimento do helicóptero coincide com a escalada de tensão entre a Guiana e a Venezuela devido à disputa territorial que travam pela região de Essequibo.

*Com informações EFE

Leia também1 Cantor Zé Neto é transferido da UTI para enfermaria de hospital
2 Grupo de parlamentares do Brasil encontra congressistas de Israel
3 Expoente do lo-fi, DJ Linearwave morre aos 33 anos em São Paulo
4 Buraco escuro do tamanho de 60 planetas Terra surge no Sol
5 Congresso adia novamente sessão para votar vetos de Lula

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.