Ana Paula Henkel: “A ruptura institucional já aconteceu”
Comentarista critica a chamada "ditadura da toga"
Monique Mello - 27/08/2021 11h58 | atualizado em 27/08/2021 12h19

A comentarista política Ana Paula Henkel afirmou que o Brasil já vive uma ruptura institucional, com a ascensão da “ditadura da toga”.
Durante o programa Os Pingos Nos Is, da Jovem Pan, nesta quinta-feira (26), Henkel analisou fatores que corroboram sua consideração.
– Alexandre de Moraes disse que não haverá ruptura, mas já houve ruptura sim. O povo brasileiro já viu que estamos infelizmente sob uma ditadura de toga, uma ditadura do Judiciário – disse Henkel em alusão a uma declaração dada pelo ministro do STF durante uma reunião com senadores, para “tranquilizá-los”.
A propósito, a relação entre Senado e STF é vista pela comentarista como uma troca de conveniências.
– Os ministros [do STF] estão sentados no colo do Senado, que está sentado no colo do Supremo. [É] Um vigiando o outro, protegendo o outro. A gente sabe que muitos parlamentares têm contas a pagar com a Justiça – declarou.
Henkel citou também a entrega de autos do inquérito das fake news à CPI da Covid, ao passo em que os advogados dos réus não podem ter acesso aos documentos.
Ana Paula fez ainda críticas à bajulação desmedida aos ministros do STF, bem como à superexposição dos mesmos.
– Fico imaginando a depressão que eles enfrentarão quando saírem dos holofotes, pois eles consomem a exposição pública. O ar que eles precisam respirar é essa bajulação – disparou.
Sobre as manifestações do dia 7 de setembro, Ana Paula relatou que recebe muitas mensagens de pessoas que, embora não sejam bolsonaristas, pretendem ir às ruas no feriado da Independência.
– São pessoas que não votaram em Bolsonaro, mas estão preocupadas com o avanço da tirania de toga. Elas estarão nas ruas no dia 7 de setembro para enaltecer a defesa inviolável da liberdade – declarou.
Leia também1 Juíza processa jornalista que criticou soltura de traficantes
2 Jair Bolsonaro rebate Lula sobre comparação com Maduro
3 STJ derruba liminar que impedia construção do Museu da Bíblia
4 STF fala em pacto com Bolsonaro para retomar diálogo, diz CNN
5 Bolsonaro detona ex-ministro que o acusou de "mandar quebrar vidraças" do STF