Leia também:
X TSE recomenda uma ‘cola’ para ajudar eleitor na votação

Alckmin afirma agora que ele e Lula são contra o aborto

Candidato a vice pontuou que o petista jamais mudou lei referente ao tema

Pleno.News - 29/09/2022 11h12 | atualizado em 29/09/2022 11h38

Geraldo Alckmin ao lado do ex-presidente Lula Foto: Ricardo Stuckert/ PT

Escalado pelo Partido dos Trabalhadores (PT) para angariar votos evangélicos, o candidato a vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) disse que ele e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) são contra o aborto. O ex-tucano pontuou que o petista nunca mudou leis em relação a esse tema durante sua gestão, e declarou que essa é uma tarefa do Congresso Nacional.

– O povo precisa ter todas as informações. Então, aborto, o presidente Lula é contra, eu sou contra. Ele foi presidente oito anos e não mudou lei nenhuma. O que é dever você fazer são políticas públicas de saúde. É preciso os jovens terem educação e informação até para não ter gravidez indesejada. E oferecer possibilidade para evitar, métodos contraceptivos. Não há hipótese e nem é tarefa do governo. Isso é assunto do Congresso Nacional e nem acredito que vá mudar nada da lei atual – declarou Alckmin, em entrevista ao podcast evangélico SIMpodCRER.

Em março deste ano, Lula deu declarações defendendo que todos deveriam ter acesso ao aborto no Brasil.

– Aqui no Brasil, ela [a mulher] não faz porque é proibido, quando na verdade deveria ser transformado numa questão de saúde pública e todo mundo ter direito e não ter vergonha. (…) Essas pessoas pobres que por “n” razões abortam, e eu não quero saber por que elas abortam, o Estado tem que cuidar. Não sei qual o mau entendimento que as pessoas têm disso. É apenas uma questão de bom senso. Ele [aborto] existe, por mais que a lei proíba, por mais que a religião não goste. Ele existe e muitas mulheres são vítimas disso – assinalou em entrevista à rádio Jangadeiro BandNews de Fortaleza.

Ainda em conversa com o podcast cristão, Alckmin negou a existência de ideologia de gênero nas escolas.

– Sempre visitei muita escola, isso não existe. Professores ensinam português, matemática, história, geografia, biologia. Isso não existe. É um desrespeito aos educadores e outra, precisamos, e é função do Estado, garantir a liberdade das pessoas. O livre-arbítrio, liberdade e a proteção das pessoas. Não é possível tolerar violência de nenhum tipo, cercear liberdade, ter homofobia porque a pessoa pensa ou age diferente de você – acrescentou.

O ex-governador também afirmou ser fake news que Lula fechará igrejas caso saia vitorioso nas eleições deste ano.

– Não há nenhuma hipótese. Primeiro que o presidente Lula já foi presidente oito anos e não fechou igreja nenhuma, pelo contrário, ele consagrou o Dia da Liberdade Religiosa, Dia da Marcha Para Jesus. O que queremos é que a gente tenha mais igrejas e que as pessoas tenham sua liberdade religiosa – disse.

Junto de Marina Silva, Alckmin foi um dos escolhidos pelo PT para buscar reduzir a rejeição do público evangélico a Lula. Segundo apontou a pesquisa do Datafolha em setembro, o presidente Jair Bolsonaro (PL) tem 50% das intenções de voto entre esse público, e Lula possui 32%.

Leia também1 Bolsonaro diz que Moraes atua para prejudicá-lo e "ajudar Lula"
2 TSE rebate documento do PL e chama relatório de mentiroso
3 Partido de Bolsonaro vai entrar no inquérito das fake news
4 Randolfe aciona o STF para garantir ônibus grátis na eleição
5 PL publica documento com críticas às urnas eletrônicas

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.