Leia também:
X Maria do Rosário responderá por empurrar deputados

Maia escolhe projeto de Renan e Requião para votação

Se aprovada, proposta sobre abuso de autoridade irá para sanção

Ana Luiza Menezes - 14/08/2019 19h29 | atualizado em 14/08/2019 19h53

Senador Renan Calheiros Foto: Agência Brasil/Fabio Rodrigues Pozzebom

O presidente da Câmara, Rodrigo Maia, escolheu o projeto de Roberto Requião e Renan Calheiros para uma votação que deve ser realizada ainda nesta quarta-feira (14). A proposta dos dois é sobre abuso de autoridade.

Calheiros e Requião propõem que todas as autoridades públicas sejam alcançadas. Eles preveem um maior número de crimes e a aplicação de penas mais duras do que as previstas no projeto relatado por Rodrigo Pacheco, no Senado, no fim do primeiro semestre.

A proposta deles já teve aprovação do Senado e, dependendo do resultado da votação desta quarta, pode seguir para sanção. Segundo o site O Antagonista, esse é mais um golpe contra a Operação Lava Jato.

Para a Associação Nacional dos Membros do Ministério Público, o projeto contra abuso de autoridade é um “risco à atuação austera” do Ministério Público, com penas desproporcionais e “figuras criminosas imprecisas e permeadas de subjetividade”.

– A agilidade imposta para priorizar o projeto implica em uma inversão de pauta que contraria os anseios da sociedade. Ao invés de votar os projetos de lei que reforçam o combate à corrupção, às organizações criminosas e à impunidade, os parlamentares optaram por votar um texto que pode, eventualmente, inibir a atuação dos agentes encarregados de combater a corrupção – defendeu a nota emitida por Victor Hugo Palmeiro de Azevedo Neto, presidente da associação.

Leia também1 Maria do Rosário responderá por empurrar deputados
2 Decisão do Senado transforma 'stalking' em crime
3 Após expulsão de Frota, Filipe Barros assume cargo no PSL

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.