Petrobras retira homenagem para personagens de esquerda

Brizola e Luís Carlos Prestes foram alguns dos que perderam a honra

Pleno.News - 09/10/2019 18h00

Petrobras Foto: Agência Petrobras

A Petrobras mudou o nome de termelétricas que homenageavam personagens da história brasileira relacionados com os movimentos de esquerda. A empresa reutilizará o nome original dessas unidades.

Em seu site, a estatal informou que das 20 unidades, metade delas possuem nomes de figuras de esquerda que são: Rômulo Almeida (BA), Celso Furtado (BA), Jesus Soares Pereira (RN), Aureliano Chaves (MG), Luís Carlos Prestes (MS), Mario Lago (RJ), Governador Leonel Brizola (RJ), Barbosa Lima Sobrinho (RJ), Fernando Gasparian (SP) e Euzébio Rocha (SP).

Por meio de uma nota, a Petrobras informou que a mudança foi feita em respeito à Lei de Propriedade Industrial e que agora as usinas termelétricas serão chamadas em referência a sua localização.

– A solicitação foi feita pela Petrobras para facilitar o registro dos nomes no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). O art. 124, inciso XV, da Lei de Propriedade Industrial diz que não são registráveis “o nome civil ou sua assinatura, nome de família ou patronímico e imagem de terceiros, salvo com consentimento do titular, herdeiros ou sucessores”. Com a mudança, a maioria volta a ter o nome original, que faz referência à região onde a usina está localizada – diz a nota da empresa.

LEIA TAMBÉM+ Governador Ronaldo Caiado sofre infarto e é internado
+ Congresso aprova reajuste do salário mínimo pela inflação
+ Bolsonaro: Não quero mandar no partido, quero ajudar o país


Clique para receber notícias
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Grupo