Leia também:
X Videoteca de presídio de Cabral é doada para orfanato

Força Nacional pode se tornar tropa permanente da União

Grupo de elite teria 2,5 mil homens à disposição do Governo Federal

Gabriela Doria - 02/11/2017 11h14

O ministro da Justiça, Torquato Jardim, estuda transformar a Força Nacional de Segurança Pública em um grupo de elite permanente, com agentes exclusivos do Governo Federal. O contingente seria formado por 2,5 mil integrantes. Ainda não foi definido a forma de contratação, que poderia ser através de concurso público ou pela seleção de policiais militares já concursados.

Força Nacional pode se tornar grupo de elite permanente Foto: Agência Brasil/Vladimir Platonow

Em caso de um novo edital público, a contratação seria temporária e teria duração de oito a dez anos. Entretanto, sou houver remanejamento de policias já contratados, eles acumulariam os dois cargos e as duas remunerações, pelo mesmo período.

Desde 2004, quando foi criada, a Força Nacional utiliza policiais militares emprestados de todos os estados. Eles são treinados e acionados somente em caso de necessidade, como na intervenção da segurança pública do Rio de Janeiro, por exemplo. Atualmente, os agentes que são remanejados recebem o salário da própria função mais as diárias correspondentes ao período em que ficou deslocado.

LEIA TAMBÉM
+ Ministro: ‘Comandantes da PM são sócios do crime no Rio’
+ Pezão recorre à Justiça após declarações de ministro

Siga-nos nas nossas redes!
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.