Leia também:
X Gilmar Mendes decide manter Sérgio Cabral preso no Rio

Ministro: ‘Comandantes da PM são sócios do crime no Rio’

Torquato Jardim afirmou que o governador Pezão e o secretário de segurança não controlam a polícia

Gabriela Doria - 31/10/2017 15h31 | atualizado em 31/10/2017 16h10

O ministro da Justiça, Torquato Jardim, fez duras críticas às políticas de segurança pública do Rio de Janeiro. Em entrevista ao blog de Josias Souza, do UOL, Jardim afirmou que o governador Luiz Fernando Pezão e o secretário de segurança do Rio, Roberto Sá, não controlam a Polícia Militar. Sem citar nomes, ele afirmou que o comando da Polícia Militar fluminense é resultado de “acerto com deputado estadual e o crime organizado”.

Ministro Torquato Jardim criticou segurança pública do Rio de Janeiro Foto: Ascom-CGU/Adalberto Carvalho

Jardim também não poupou críticas aos militares. Durante a entrevista, ele chegou a dizer que os “comandantes de batalhão são sócios do crime organizado no Rio”. Ele explicou sua avaliação com o que chamou de “horizontalização” do crime, em função da prisão de grandes chefões do crime.

– Aí é onde os comandantes de batalhão passam a ter influência. Não tem um chefão para controlar. Cada um vai ficar dono do seu pedaço. Hoje, os comandantes de batalhão são sócios do crime organizado no Rio – declarou o Jardim.

Em resposta às críticas, Pezão emitiu nota oficial afirmando que “o governo do estado e o comando da Polícia Militar não negociam com criminosos”. O secretário de segurança do Rio de Janeiro também publicou uma nota dizendo-se “indignado com as falas atribuídas ao ministro da Justiça com acusações ao Comando Geral da PM e aos comandos dos Batalhões”.

LEIA TAMBÉM
+ 70% dos cariocas deixaria o Rio por causa da violência
+ Rio de Janeiro planeja votar armar Guarda Municipal
+ Estudo aponta 61.619 homicídios no Brasil em 2016

Siga-nos nas nossas redes!
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.