Leia também:
X MP que dá foro privilegiado a Moreira Franco é sancionada

Mãe ensina filha deficiente visual a ser independente

A menina Sophia nasceu prematura e teve descolamento da retina

Gabriela Doria - 03/11/2017 21h35 | atualizado em 06/11/2017 10h49

Uma mãe e sua filha deficiente visual, de Guarulhos, São Paulo, estão ensinando uma grande lição de vida nas redes sociais. Para testar a independência de Sophia, de apenas 4 anos, Fernanda do Carmo, de 23, pede que a filha vá até o andar de baixo de sua casa para pegar achocolatado com a tia. Contrariando todas as expectativas, ela desce os degraus sem medo e ainda segurando um copo na mão.

Logo no início, ela chama pela mãe e pergunta como deve descer. Fernanda permanece calada e, acreditando estar sozinha, Sophia desce tranquilamente diversos lances de escada, cujos degraus são altos, estreitos e com pouco apoio. Em determinados momentos, ela cantarola para si mesma “Eu consigo, eu consigo” e “segura na parede, segura na parede”.

Em entrevista ao Pleno.News, Fernanda contou que Sophia sempre foi corajosa desde novinha. Ela acredita que, apesar de sempre querer protegê-la, o ideal é deixar que ela cresça livre.

– Sophia sempre foi destemida! Quando bebê, ela andava com uma normalidade que eu nem sei explicar, eu me perguntava se ela realmente não enxergava. Conforme foi crescendo, sempre busquei deixar ela fazer o que “queria”. Sempre soube que o melhor seria deixar ela “solta” – declarou a mãe da menina.

Fernanda e Sophia estão fazendo sucesso nas redes ao contrariar a ideia de que deficientes visuais não podem ser independentes Foto: Reprodução Facebook

Entretanto, nem todas as mensagens que Fernanda recebeu foram de apoio. Ela conta que algumas pessoas criticaram sua atitude, mas ressalta que a menina já está acostumada a fazer o percurso.

– Algumas pessoas xingam, falam coisas bem feias… Mas as mensagens boas estão prevalecendo. Toda vez que a pego no portão, quando volta da escola, ela pede para subir sozinha. Eu deixo! É uma coisa que ela está acostumada – garante Fernanda.

Sophia nasceu prematura e teve descolamento de retina Foto: Reprodução Facebook

Sophia teve descolamento de retina ao nascer. Ela veio ao mundo prematura e, desde então, só tem percepções de luz. Na página de Facebook criada para a filha, Fernanda, que é evangélica e faz parte da Igreja Presbiteriana Avivada, ressalta a importância de Deus para a sobrevivência de Sophia após o parto.

– Como tenho um Deus maravilhoso e que sabe o que faz, graças a Ele nossa Soso está aqui hoje – declarou.

Forte e corajosa, a menina Sophia já está a par do sucesso que tem feito nas redes sociais. Sobre o vídeo, a garotinha de 4 anos é taxativa.

– Está bombando! Eu estou achando lindo!

LEIA TAMBÉM
+ Tal mãe, tal filha! Veja o estilo dos filhos das estrelas
+ Flordelis vira youtuber e apresenta os 55 filhos
+ Anderson Freire e Eli Soares se unem para ajudar crianças

Siga-nos nas nossas redes!
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.