Leia também:
X Pentágono erra e Ucrânia recebe 3 bilhões de dólares a mais

Lula inicia participação no G7 em reunião com Albanese

Além do encontro com premiê australiano, presidente terá várias reuniões bilaterais

Pleno.News - 19/05/2023 10h58 | atualizado em 19/05/2023 11h42

Lula ao lado de primeiro-ministro australiano Foto: Ricardo Stuckert / PT

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) reuniu-se, nesta sexta-feira (19), com o primeiro-ministro da Austrália, Anthony Albanese, logo após chegar à cidade japonesa de Hiroshima, onde participará de várias sessões da cúpula do G7.

Lula se encontrou com Albanese no primeiro de vários encontros bilaterais que tem planejado no âmbito do fórum internacional e que marcou a primeira reunião entre dirigentes dos dois países desde 2018.

O encontro foi repercutido pelas redes sociais dos dois líderes, que compartilharam fotos em conjunto em seus perfis no Twitter, congratulando-se pela reunião.

– Falamos sobre a ampliação das relações Brasil-Austrália, a Copa do Mundo de Futebol Feminino e recebi o convite para visitar a Austrália. Vamos trabalhar para cada vez mais aproximarmos nossos países – escreveu Lula em suas redes sociais.

Albanese, por sua vez, parabenizou o brasileiro pela presidência do G20 que o país exercerá em 2024.

O Brasil é um dos países convidados a participar de várias das sessões desta cúpula do G7, que conta com número recorde de participantes, incluindo Índia, Coreia do Sul e Comores, atual presidente da União Africana, em uma tentativa dos membros do fórum de ampliar suas alianças.

Lula participará de três encontros temáticos nos próximos dois dias em que serão discutidos segurança alimentar, mudança climática e o fortalecimento do sistema global de saúde.

Aproveitando sua presença em Hiroshima, o presidente brasileiro também planejou outros encontros bilaterais com o primeiro-ministro do Japão, Fumio Kishida; o primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi; e o presidente da Indonésia, Joko Widodo.

*EFE

Leia também1 Pentágono erra e Ucrânia recebe 3 bilhões de dólares a mais
2 Estado de Montana, nos EUA, proíbe funcionamento do TikTok
3 EUA: Redes sociais não têm responsabilidade sobre conteúdo
4 Caso de adulta que fingiu ser criança órfã vira documentário
5 Presidente colombiano se retrata após dar informação equivocada

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.