Estado de Montana, nos EUA, proíbe funcionamento do TikTok
Projeto de lei valerá a partir de 2024
Pleno.News - 18/05/2023 16h31 | atualizado em 18/05/2023 18h24

O governador do estado de Montana, nos Estados Unidos, Greg Gianforte, assinou nesta quinta-feira (18), um projeto de lei que proíbe o funcionamento do TikTok no estado a partir de 1º de janeiro de 2024. A legislatura de Montana aprovou o projeto de lei em abril, mas contestações judiciais por parte do TikTok podem postergar o início da proibição.
O TikTok ainda não confirmou se irá recorrer judicialmente, embora tenha tecido severas críticas à medida.
– Gianforte assinou um projeto de lei que infringe os direitos da Primeira Emenda do povo de Montana ao banir ilegalmente o TikTok – afirmou uma porta-voz.
A lei impede o TikTok de operar dentro do estado e também proíbe as lojas de aplicativos, como Google e Apple, de disponibilizar o app para download dentro do estado, com possibilidade de multas de 10 mil dólares ao dia (R$ 49.641) por violar a lei.
O texto não prevê punições para os usuários individuais do TikTok, nem especifica o que vai acontecer com as pessoas que já têm o aplicativo instalado em seus celulares.
De acordo com o governo, a proibição visa proteger os dados individuais dos usuários e garantir a segurança nacional, evitando que as informações dos moradores de Montana sejam usadas para espionagem e outros fins. A mesma proibição vem sendo considerada em Washington.
A medida levantou críticas da American Civil Liberties Union (ACLU), de autoridades chinesas e de parte da sociedade civil americana.
De acordo com pesquisa do Wall Street Journal, 46% dos eleitores norte-americanos apoiam a proibição, enquanto 35% se opõem. A proibição tem maior apoio entre os republicanos.
*AE
Leia também1 TikTok remove vídeo do PT com ironia contra Bolsonaro
2 Governador da Flórida sanciona lei que proíbe TikTok em universidades e órgãos públicos
3 STF decide adiar o julgamento sobre o Marco Civil da Internet
4 Google pagou R$ 670 mil em anúncios contra PL da Censura
5 Após criar prisão fake, tiktoker é indiciado por apologia ao crime