Leia também:
X Líder nacional do MST se irrita e contesta ministro de Lula

Lula exonera general Dutra do Comando Militar do Planalto

Exoneração acontece na véspera de depoimento à Polícia Federal

Pleno.News - 12/04/2023 12h21 | atualizado em 12/04/2023 12h27

General Gustavo Henrique Dutra de Menezes Foto: Divulgação/Exército Brasileiro

O general Gustavo Henrique Dutra de Menezes foi exonerado do Comando Militar do Planalto nesta terça-feira (11), véspera do depoimento para o qual foi intimado a comparecer na Polícia Federal. Os depoimentos de cerca de 80 militares sobre uma eventual participação nos atos de 8 de janeiro foram iniciados na manhã desta quarta (12), na Academia Nacional de Polícia, em Brasília.

A decisão publicada no Diário Oficial da União (DOU) acontece em meio às acusações de que o militar teria sido omisso no combate às invasões do 8 de janeiro, quando manifestantes tomaram e depredaram os prédios do Supremo, Planalto e Congresso na Praça dos Três Poderes.

Dutra era o chefe do CMP na ocasião e teria impedido o desmanche do acampamento instalado em frente ao Quartel-General da Força na capital, e a prisão dos radicais imediatamente após os ataques.

O Exército já havia comunicado, no dia 16 de fevereiro, que o general seria substituído no cargo, mas nada havia sido oficializado. Além dele, outros dois generais e dezenas de militares (cerca de 80 no total) foram convocados a prestar depoimento à PF sobre os atos por ordem do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).

As investigações sobre o caso tramitam em sigilo no STF. No despacho, Moraes argumentou que as suspeitas envolvem “crimes de militares”. Ao todo, 1.390 denúncias foram apresentadas ao STF. Até o momento, as acusações atingem 239 investigados apontados como executores dos atos de vandalismo, 1.150 incitadores da ofensiva extremista e um policial legislativo acusado de suposta omissão ante a depredação das sedes dos Três Poderes.

*AE

Leia também1 Deputado compara Lula a Hitler, Mao Tsé-Tung, Fidel e Stalin
2 Apesar de crise partidária, Lula quer manter Daniela no governo
3 Líder do MTST, Boulos vai relatar MP do Minha Casa, Minha Vida
4 PF e CGU miram faculdades em operação contra fraudes no Fies
5 Lewandowski defende mandato para ministros do Supremo

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.