Leia também:
X Líder do MTST, Boulos vai relatar MP do Minha Casa, Minha Vida

Apesar de crise partidária, Lula quer manter Daniela no governo

Ministra do Turismo acionou o TSE para tentar deixar o União Brasil

Pleno.News - 12/04/2023 10h20 | atualizado em 12/04/2023 10h46

Lula e a ministra do Turismo, Daniela Carneiro Foto: Ricardo Stuckert/PR

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) quer manter Daniela Carneiro no Ministério do Turismo, mesmo após ela ter pedido para sair do União Brasil, partido que a indicou para o cargo. Deputada licenciada, Daniela e outros cinco colegas de Câmara entraram com recurso no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para conseguir deixar o União Brasil, sem perder o mandato, sob a alegação de “assédio” político por parte da direção nacional.

Embora tenha sido indicada na cota do partido – que controla três ministérios -, Daniela é casada com o prefeito de Belford Roxo (RJ), Wagner Carneiro, conhecido como Waguinho. O casal apoiou Lula na campanha eleitoral do ano passado. Waguinho comandava o diretório do União Brasil no estado do Rio de Janeiro, mas se desfiliou após ser substituído no cargo. Ao sair, acusou o deputado Luciano Bivar (PE), presidente do partido, de “intervenção”.

O prefeito, a ministra e os outros cinco deputados dizem que Bivar e Antonio Rueda, vice-presidente da legenda, querem “impor” suas decisões a qualquer custo. Além do Turismo, o União Brasil tem os ministérios de Comunicações e Integração. O movimento que atinge Bivar foi deflagrado sob a acusação de que ele age como se dirigisse um “partido de cartório”.

Waguinho já se filiou ao Republicanos, partido que não integra a base aliada do governo Lula, mas também não é de oposição. O Republicanos se declara independente em relação ao Palácio do Planalto e, nos últimos dias, tem se aproximado do presidente.

A ministra do Turismo e os outros deputados também querem migrar para a legenda, presidida pelo deputado Marcos Pereira (SP). Antes, porém, precisam de autorização do TSE para não correrem o risco de perder o mandato por infidelidade partidária.

*AE

Leia também1 Líder do MTST, Boulos vai relatar MP do Minha Casa, Minha Vida
2 PF e CGU miram faculdades em operação contra fraudes no Fies
3 Lewandowski defende mandato para ministros do Supremo
4 Moraes visita a Papuda e prova "quentinha" servida aos presos
5 PSB ameaça levar Carla Zambelli ao Conselho de Ética

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.